REDES SOCIAIS

33°C

Deputada apresenta PL que cria programa de enfrentamento e combate a violência nas escolas

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

image

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) apresentou durante a sessão parlamentar desta quarta-feira (12), um projeto de lei que propõe a criação de um Programa de Treinamento para professores, servidores de escolas, creches e também para alunos de escolas públicas em Mato Grosso, com o objetivo de prevenir atos de violência nesses locais.

A ideia do projeto surgiu diante da onda de casos envolvendo ataques a escolas em todo o país, a exemplo do que aconteceu na cidade de Blumenau (SC) no início deste mês. O texto também prevê ações de monitoramento da saúde mental de todos que frequentam o ambiente escolar.

Conforme a parlamentar, o Governo do Estado terá de elaborar um plano de segurança que inclui a restrição de acesso ao ambiente escolar por pessoas que não possuam cadastro com as devidas informações pessoais na unidade e devidamente autorizadas pela diretoria de cada instituição. Segundo Janaina, o projeto deve buscar ‘cases’ bem-sucedidos de outras cidades, estados e até mesmo países para sua implementação.

Com o aumento de casos de ameaça de atos violentos nas escolas públicas de MT, as secretarias de Estado de Educação (Seduc) e de Segurança Pública (Sesp), se reuniram nesta quarta-feira para debater medidas emergenciais de enfrentamento. De imediato, ficou definido que o Governo do Estado irá instalar câmeras de monitoramento, botão do pânico, além de instruírem o corpo escolar e também as famílias a lidarem com o assunto.

“A partir do momento que uma criança chega na escola com uma faca, ela precisa de um atendimento especializado (…). O que está acontecendo é que muitos pais não estão mandando os alunos para escolas. Tiveram cidades que chegaram ao extremo de suspender as aulas”, disse a deputada.

Foi sugerido ainda o aconselhamento da escola para que os próprios pais e responsáveis monitorem as bolsas e materiais dos filhos antes de saírem de casa e também monitorar as redes sociais, para saber o que as crianças e adolescentes têm consumido através da internet. Na ocasião, Janaina Riva defendeu que essa “revista” seja ainda mais drástica e também ocorra nas unidades escolares.

“Até entendo que poderíamos ser um pouco mais drásticos nisso e essa revista ser feita nas escolas. Eu como mãe gostaria que meus filhos fossem revistados para a segurança deles”, pontuou.

Aprovado o projeto, o próximo passo será a análise do Plenário da Casa, além de passar pela Comissão de Educação da Assembleia.

Fonte: Isso É Notícia

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS