REDES SOCIAIS

23°C

Deputado sobre câmeras nas fardas: “Devassa intimidade”

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

image

O deputado estadual Elizeu Nascimento (PL) criticou a insistência do colega de parlamento, Wilson Santos (PSD) em relação às câmeras nas fardas dos profissionais de Segurança Pública em Mato Grosso. Elizeu destaca que o projeto é inconstitucional, pois cria vício de iniciativa, gerando ônus ao Estado.

“É uma insistência tão grande. Já sugerimos ao deputado que leve como pré-projeto ou indicação ao Governo, para que o Governo apresente”, disse em entrevista ao programa Fala Deputado, da Assembleia Legislativa.

Elizeu reforçou a necessidadede voltar a atenção para coisas de suma importância. “A Câmara na farda devassa a intimidade, fere a intimidade humana. Policiais estarão 24 horas monitorados, até mesmo dentro do banheiro. São questões que causam até transtorno na vida pessoal do militar”.

A batalha de Wilson Santos para implantar o projeto das câmeras já vem de longa data. Em 2021, o deputado apresentou o mesmo projeto; entretanto, o texto sequer chegou ao plenário para votação. O deputado acusou os membros da Comissão de Segurança de ‘segurar’ a proposta, por serem contrários à ideia. À época, a maioria dos membros da Comissão de Segurança era de egressos das forças policiais. E com a mudança de Legislatura, a proposta anterior foi arquivada e Wilson decidiu reapresentá-la neste ano.

Porém, nas primeiras semanas de fevereiro deste ano, dois casos emblemáticos e de repercussão nacional foram registrados em MT. No primeiro, em 5 de fevereiro, Diego Kaliniski (26) foi morto por um policial durante uma abordagem por perturbação do sossego em Vera (461 Km de Cuiabá). Já no dia 12, uma semana depois, Pablo Ferreira de Carvalho (25) também foi morto por policiais durante um surto psicótico, desta vez no bairro Jardim Florianópolis, em Cuiabá. Conforme Wilson, esses dois casos podem ajudar a quebrar a resistência que existe em torno de seu projeto.

Fonte: Isso É Notícia

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS