REDES SOCIAIS

40°C

Deputados articulam renovação de incentivo fiscal para setor atacadista

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

image

Deputados estaduais de Mato Grosso se reuniram na manhã desta terça-feira (22) com representantes do setor atacadista de Mato Grosso e o governador em exercício, Otaviano Pivetta (Republicanos), para debater sobre a manutenção do crédito outorgado no valor de 22% sobre o valor da carga do ICMS, concedido pelo governo desde 2020 para o segmento, mas que expira em dezembro deste ano.

De acordo a Associação Mato-grossense de Atacadistas e Distribuidores (AMAD) e o Sindicato do Comércio Atacadista Distribuidor do Estado (Sincad), o setor encontra-se preocupado com a não renovação do crédito outorgado, uma vez que impactará diretamente na alta do preço dos alimentos para o consumidor final.

“A reinvidicação dos empresários é pela manutenção da LC por mais 10 anos, a qual vence em 31 de dezembro. Segundo o setor caso não seja realizada a renovação do crédito outorgado as empresas do estado vão perder o mercado de abastecimento dos municípios mato-grossense para empresas atacadistas de outros estado que tem os seus benefícios garantidos. A carga tributária mínima sobre a comercialização dos produtos além de evitar a sonegação, aumenta o faturamento e automaticamente a arrecadação também cresce. Foi uma reunião produtiva!”, relatou o presidente da Assembleia Eduardo Botelho (União). 

Já a deputada Janaina Riva (MDB), enfatizou a importância do crédito outorgado. Segundo a emedebista, a reunião foi uma forma de apresentar as demandas do setor ‘mais de perto’ para o Executivo de Mato Grosso. 

“O setor atacadista de Mato Grosso hoje sofre com a ‘invasão’ de empresas de outros estados, principalmente de Goiás, que possui maiores benefícios fiscais para o segmento. Fiz questão de trazer esses empresários aqui hoje para que sejam ouvidos pelo governador sobre a importância do crédito outorgado de 22% ser renovado, para auxiliar na estabilidade do setor e da economia”, explicou a deputada Janaina Riva (MDB).

O governo Federal, por meio do Confaz, autorizou os estados a renovarem o benefício por mais 10 anos. A renovação, segundo o setor pode ser feita via decreto pelo governo do estado. Na ocasião, Pivetta comprometeu a conversar com o governador Mauro Mendes (União) e com o secretário de Fazenda, Fábio Pimenta, parra expor os pontos levados ele pelos atacadistas.

Com informações da Assessoria

Fonte: Isso É Notícia

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS