REDES SOCIAIS

40°C

Deputados estaduais aprovam “Dia do Torcedor do Dourado”

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

image

A Assembleia Legislativa aprovou na tarde desta quarta-feira (29), o projeto de lei nº 546/2021, que reserva no calendário oficial de Mato Grosso o dia 12 de dezembro como o “Dia do Torcedor do Dourado”, uma homenagem ao Cuiabá Esporte Clube e a seus seguidores.

O projeto é de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSD).

“Fui provocado por algumas torcidas organizadas do Cuiabá Esporte Clube e fiz questão de apresentar esse projeto pela referência que o Cuiabá tornou-se par o futebol mato-grossense. […] Fazendo a coisa certa, moderna, ousada, tanto administrativamente quanto em relação ao futebol em si. Espero que m dia também possamos criar este mesmo dia do torcedor do Operário (VG), do Mixto, do dom Bosco… para que a gente motive cada vez mais. Para que o futebol mato-grossense volte a viver os gloriosos anos das décadas de 1970 e 1980”, explicou o deputado.

História

O Cuiabá Esporte Clube é uma agremiação esportiva brasileira com sede em Cuiabá, Mato Grosso. O clube foi fundado em 12 de dezembro de 2001 pelo ex-jogador Gaúcho, que a partir da “Gaúcho Escola de Futebol”. Em 2001, o ex-atleta fundou o Clube para disputar os campeonatos amadores de categoria de base, trazendo em seu brasão o obelisco do centro geodésico da América do Sul (Cuiabá está no coração da América do Sul).

Já em 2003, no futebol profissional, o Dourado garantiu o Campeonato Estadual de Mato Grosso derrotando o Barra do Garças, no antigo Estádio Governador José Fragelli (Verdão), diante de mais de 10 mil espectadores; coisa inédita aqui no estado. No mesmo ano, disputou a Série C do Campeonato Brasileiro e ficou em primeiro lugar do seu grupo na primeira fase. Na segunda fase, ganhou do Palmas/TO no primeiro jogo, fora de casa, e no jogo de volta perdeu pelo mesmo placar. Foram para os pênaltis e o Cuiabá perdeu.

Em 2004, foi bicampeão do Campeonato Estadual e vice da Copa Mato Grosso. Ainda neste ano, participou do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.

No ano de 2005, o Cuiabá jogou a Copa do Brasil. Em 2009, ao cenário do futebol disputando a segunda divisão e conquistando o vice-campeonato. Também foi vice da Copa Governador, título conquistado em 2010, após vitórias de 2 a 0 e 3 a 1 sobre o Operário de Várzea Grande.

Em 2011, disputou a Série D do Campeonato Brasileiro garantindo acesso para a Série C de 2012.

Em 2012 foi vice-campeão estadual, contra o Luverdense e em 2013, se consagrou campeão sobre o Mixto, em partida disputada no estádio Eurico Gaspar Dutra, o Dutrinha.

Em 2015, o clube foi o primeiro time de Mato Grosso a campeão da Copa Verde de Futebol, batendo o Remo em um jogo emocionante na Arena Pantanal, garantindo vaga na Copa Sul-Americana de 2016. ?Ainda em 2015, venceu o Operário Várzea-grandense na final do estadual e chegou ao sexto título em 10 participações.

Em 2016, o Cuiabá disputou a Copa Verde, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e permaneceu na Série C do Brasileiro. No final do ano, foi campeão da Copa FMF sub-21. Em 2017, conquistou mais um estadual, eliminando o Sinop em pleno estádio Gigante do Norte.

Em 2018, foi invicto e venceu o estadual. Na segunda metade do ano, fez a melhor campanha na Série C do Campeonato Brasileiro chegando às finais da competição conquistando o vice-campeonato. De quebra, garantiu o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro.

Dois anos depois, em 2020,com apenas 19 anos de fundação, o Clube garantiu o acesso para a Série A do Brasileiro de 2021, feito inédito, levando em consideração o formato com as três divisões de acesso – Séries D, C e B, por onde o time mato-grossense passou, além da Série A em pontos corridos.

“O clube é orgulho para todos os mato-grossenses, e, assim sendo, orgulha também todos os seus torcedores. Tão pouco tempo de existência e tanta história para a posteridade! Para homenageá-los, este parlamentar junto ao Clube decide propor este projeto de lei para instituir e oficializar o Dia do Torcedor Dourado em nosso estado. Para tanto, conto com o apoio dos Nobres Pares para sua aprovação”, disse Wilson Santos na justificativa do projeto de lei que agora segue para a sanção do Governador Mauro Mendes (União).

Fonte: Isso É Notícia

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS