REDES SOCIAIS

32°C

Deputados pedem vista e adiam votação de PL que proíbe pesca predatória em MT

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

image

Os pedidos de vista dos deputados, Lúdio Cabral (PT), Dilmar Dal Bosco (União), Valdir Barranco (PT), Max Russi (PSD) e Elizeu Nascimento (PL), adiaram a primeira votação do Projeto de Lei 1363/2023 do Governo do Estado, que visa proibir a pesca predatória nos rios mato-grossenses pelos próximos cinco anos.

Ao se manifestar sobre a proposta, o presidente da Comissão de Meio Ambiente, Carlos Avalone (PSDB), apesar de manifestar parecer favorável ao projeto, garantiu que a pauta não seria aprovada no ‘afogadilho’.

Na ocasião, o tucano ainda defendeu que pescadores e ribeirinhos fossem ouvidos em audiência pública.

Até o momento, apenas o deputado estadual Wilson Santos (PSD) votou contra o projeto.

A proposta

Encaminhada para a Assembleia Legislativa (ALMT), nesta quarta-feira (31), o projeto denominado “Transporte Zero”, prevê que a partir do dia 1º de janeiro de 2024, o transporte, armazenamento e comercialização do pescado fiquem proibidos em todo o Estado pelos próximos cinco anos.

Durante esse período será permitida a modalidade pesque e solte, assim como a pesca de subsistência. No caso dos pescadores artesanais, será pago auxílio financeiro por três anos, e o profissional receberá qualificação, em programas da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania para o turismo ecológico e pesqueiro e de produção sustentável da aquicultura.

Conforme o Governo, a medida foi necessária em razão da redução dos estoques pesqueiros em rios do Estado, colocando em risco várias espécies nativas de Mato Grosso e Estados vizinhos.

O projeto retornará ao Plenário nesta sexta-feira (2).

 

Fonte: Isso É Notícia

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS