REDES SOCIAIS

Your monthly usage limit has been reached. Please upgrade your Subscription Plan.

°C

Deputados votam projeto que proíbe construção de PCHs no Rio Cuiabá; Botelho prevê ?pauta polêmica?

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

image

Os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) irão votar nesta quarta-feira (04) o Projeto de Lei (PL) nº 957/2019, do deputado estadual Wilson Santos (PSDB), que prevê a proibição de construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) durante toda a extensão do Rio Cuiabá. O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho (UB), afirmou que a pauta é polêmica e que defende a proposta.

“Nós vamos votar, o projeto tem que ser discutido e votado. Isso é uma polêmica aqui dentro. A Sema [Secretaria de Estado de Meio Ambiente] diz que não há prejuízo nenhum ao Rio Cuiabá, o sistema de usina que está sendo montado é o sistema em que não atrapalha a reprodução dos peixes, não vai ter problema de assoreamento. É uma questão que vai ser votada e os deputados vão decidir. Eu defendo o projeto”, afirmou.

A proposta de Wilson considera que as hidrelétricas causam um grande impacto ambiental e social, causando problemas ao meio ambiente.

“Para a instalação desse tipo de usina e construção de barragens, que refreiam o curso dos rios, é necessário o alagamento de grandes áreas. Essa prática acaba acarretando problemas à fauna e a flora local, como: a destruição da vegetação natural, assoreamento do leito dos rios, desmoronamento de barreiras, extinção de certas espécies de peixes e torna o ambiente propício a transmissão de doenças como malária e esquistossomose”, aponta.

De acordo com o parlamentar, os impactos atingem ainda as populações ribeirinhas e indígenas, algumas que vivem na região há muitos anos, e que são obrigadas a se mudar.

“Vale destacar que, geralmente, as barragens apresentam sistemas para a transposição de peixes com a finalidade de diminuir os impactos relatados. Esses sistemas consistem normalmente em uma espécie de escada que facilita a subida e descida dos peixes”, destaca, em outro trecho.

À nível municipal, os vereadores de Cuiabá já aprovaram uma proposta semelhante, que proíbe a construção de usinas na extensão do Rio Cuiabá. O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), sancionou o projeto em janeiro deste ano.

Fonte: Isso É Notícia

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS