O ministro da Justiça, Flávio Dino, defendeu em entrevista ao blog a manutenção da Polícia Federal na segurança pessoal de Lula (PT) e de familiares.
?A Polícia Federal tem tido uma ótima atuação nesse trabalho. Respeito muito o GSI, mas acho que a PF deve continuar. A decisão evidentemente será do Presidente da República, pois é um assunto que está diretamente relacionado a ele e sua família?, disse Dino.
PF e Gabinete de Segurança Institucional (GSI) ? formado majoritariamente por militares ? estão em guerra pelo comando da proteção do presidente da República.
Atualmente, essa função é exercida pela Secretaria Extraordinária de Segurança Imediata do Presidente da República, órgão composto principalmente por policiais federais.
O órgão, porém, foi criado com um prazo de validade: 30 de junho. Então, se nada mudar, a secretaria será extinta, e a proteção voltará a ser responsabilidade do GSI.
Na semana passada, o chefe do GSI, general Amaro irritou a PF ao dizer que uma eventual saída da PF da segurança “não traz nenhum problema”.
Dino, no entanto, diz que a decisão está e aberto.
‘Nós temos o debate em andamento. É uma decisão que o presidente Lula vai tomar na próxima semana”, disse Dino nesta semana durante uma entrevista à imprensa.
Fonte G1 Brasília