O ministro da Justiça, Flavio Dino, disse ao blog que vai enviar nesta quarta-feira (16) à Polícia Federal um ofício pedindo investigação preliminar sobre o apagão que atingiu consumidores de 25 estados e do Distrito Federal na terça-feira (15).
Segundo Dino, peritos vão ser designados para apurar os fatos relatados pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira que, na terça, havia dito que pediria à PF e a Agência Brasileira de Informações (Abin) para apurar eventual ação intencional no episódio (veja no vídeo abaixo).
A partir desta investigação, a PF decidirá se será instaurado um inquérito policial.
O governo federal ainda não detalhou as causas do apagão. Na terça, Silveira disse que ele foi causado por um “evento” no Ceará e outro, ocorrido em outro local até então não detectado pelas autoridades.
“Foi um fato que causou a interrupção na Região Norte e Nordeste e, por uma contingência planejada do ONS, minimizou a carga das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, para que não houvesse a interrupção total dessas regiões”, disse o ministro.
Segundo o MME, o apagão atingiu 29 milhões de consumidores no DF e em todos os estados, exceto Roraima, que não é conectado ao Sistema Interligado Nacional (SIN), no qual a ocorreu o incidente.
O episódio causou a paralisação de metrôs, cancelamento de aulas e consultas, caos no trânsito e prejuízos para comerciantes.
Fonte G1 Brasília