Circula nas redes sociais uma imagem supostamente mostrando Daniel Vorcaro, dono do Banco Master que foi preso em 17 de novembro, ao lado de oito governadores. É #FAKE.
? Como é a imagem?
- Compartilhada no Instagram nesta terça-feira (25), a imagem exibe uma caixa de texto que diz: “Ache uma foto do Haddad com o CEO do Banco Master. Não achou? E do Zema, Tarcísio, Caiado, Castro, Jorginho, Ratinho Jr. tem?”.
- A “foto” exibe o banqueiro Daniel Vorcaro entre os governadores Romeu Zema (MG), Jorginho Mello (SC), Ratinho Junior (PR), Ibaneis Rocha (DF), Wilson Lima (AM), Tarcísio de Freitas (SP), Cláudio Castro (RJ) e Ronaldo Caiado (GO). No entanto, a imagem não passa de uma montagem que substituiu o governador Mauro Mendes (MT) pelo CEO do Master.
- Em 17 de novembro, Vorcaro foi preso pela Polícia Federal ao tentar embarcar para a Europa em um avião particular que sairia do Aeroporto Internacional de SP, em Guarulhos, na Grande São Paulo. Ele foi alvo de uma operação que mira a venda de títulos de créditos falsos e investiga fraude bilionária.
?? Por que isso é falso?
O registro original foi feito em 7 de agosto deste ano, na casa de Ibaneis Rocha, no Distrito Federal, quando governadores se reuniram para discutir os efeitos das tarifas impostas ao Brasil pelo presidente americano, Donald Trump.
- O Fato ou Fake fez uma busca reversa pela imagem no Google Lens. Essa pesquisa serve para verificar o conteúdo havia sido reproduzido anteriormente por fontes confiáveis ? e em que contexto.
- O resultado apontou o registro em diversas reportagens que mencionavam o encontro dos políticos, publicadas na data da reunião.
- Além disso, a busca identificou outro ângulo do mesmo episódio, disponibilizada pela Agência Brasília, responsável pela comunicação do Governo do Distrito Federal (veja abaixo).
- A legenda diz: “O governador Ibaneis Rocha recebeu em sua residência, no Lago Sul, nesta quinta-feira (7), um grupo de governadores para discutir os efeitos do recente aumento tarifário anunciado pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros e buscar soluções pautadas no diálogo e no melhor para a população”.
Veja também
@media (min-width: 768px) {
.cxm-block-video__container–vertical #wp3-player-86ieq .clappr-player .poster__play-wrapper > svg {
width: 50%;
height: 50%;
}
}
.cxm-block-video__container–vertical #wp3-player-86ieq .clappr-player .poster__play-wrapper > svg {
width: 50%;
height: 50%;
}
}
VÍDEOS: Os mais vistos agora no g1
Veja os vídeos que estão em alta no g1
@media (min-width: 768px) {
.cxm-block-video__container–vertical #wp3-player-7cdgn .clappr-player .poster__play-wrapper > svg {
width: 50%;
height: 50%;
}
}
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
- VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
- Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
Fonte G1 Brasília