Circula nas redes sociais uma foto que supostamente mostra Tyler Robinson, acusado de matar o ativista americano Charlie Kirk, vestindo uma camiseta com o nome do presidente Donald Trump, a inscrição “Make America Great Again” e uma bandeira dos Estados Unidos. É #FAKE.
? Como é a publicação falsa?
- A imagem circula amplamente desde quinta-feira (12) em redes sociais como X, Threads, Instagram e Reddit. Uma das legendas diz (em português): “Surpreendendo zero pessoas, o cara que matou o Charlie Kirk era outro trumpista doente”.
- A foto ? que foi manipulada (veja mais abaixo) ? mostra o Tyler Robinson em pé, diante de uma cama, usando um boné e vestindo uma camiseta com a bandeira dos Estados Unidos e as inscrições “Trump”, “Make América Great Again”. Essa expressão (“Tornar a América Grandiosa Novamente”), que rendeu o slogan “Maga”, é um lema da campanha do presidente Donald Trump desde 2016.
- A imagem fake passou a circular no mesmo dia em que o jovem de 22 anos foi detido pela polícia.
- Charlie Kirk, um influenciador republicano de 31 anos e aliado de Trump, morreu dois dias antes, após ser baleado no pescoço enquanto falava em um evento na Universidade Utah Valley.
?? Por que a publicação é falsa?
A imagem da camiseta não é autêntica. Trata-se de uma manipulação digital criada a partir de uma foto real extraída do perfil de Tyler Robinson no Facebook e reproduzida em veículos de imprensa americanos. Na versão verdadeira, a camiseta do jovem não nenhuma estampa (veja abaixo).
- Esse registro já apareceu em outras montagens: uma delas inseriu o rosto e nome do presidente Lula (PT) ? o que também já foi desmentido pelo Fato ou Fake.
Nesta terça-feira (16), Robinson foi indiciado pela Justiça americana por homicídio qualificado ? caso seja condenado, poderá pegar pena de morte. Na audiência, ele permaneceu em silêncio.
No mesmo dia, autoridades dos Estados Unidos divulgaram documentos segundo os quais o jovem confessou o crime, em uma troca de mensagens com a namorada.
Veja também
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
- VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
- Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
Fonte G1 Brasília