REDES SOCIAIS

32°C

É #FAKE que Bolsonaro foi aplaudido ao ser julgado no STF

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra Jair Bolsonaro (PL) sendo aplaudido por autoridades como ex-presidentes da República, parlamentares e membros do Judiciário. As publicações que compartilham a cena dizem que ela ocorreu no julgamento do ex-presidente no Supremo Tribunal Federal (STF), em 25 de março deste ano. É #FAKE.

? O que mostra o vídeo?

  • Publicado em 6 de maio de 2025 no YouTube, o vídeo já alcançou mais de 1,7 milhão de visualizações e tem a seguinte legenda: “O julgamento de Bolsonaro #notícias”. Trata-se de uma referência ao julgamento do ex-presidente pela Primeira Turma do STF, que o tornou réu por tentativa de golpe de Estado em 2022.
  • A gravação mostra Bolsonaro sendo aplaudido em um evento com autoridades, enquanto se aproxima de uma bancada. No trecho, é possível ver os ex-presidentes da República José Sarney, Dilma Rousseff e Michel Temer, além do presidente Lula? todos na primeira fila de assentos do plenário. À esquerda esquerdo de Bolsonaro, também é possível ver o ministro Edson Fachin, do STF.
  • Além da salva de palmas, é possível ouvir no áudio o seguinte anúncio: “O excelentíssimo [então] presidente do Senado Federal Rodrigo Pacheco“.

?? Por que a publicação é falsa?

Embora seja real, e não fruto de uma manipulação por inteligência artificial (IA), o vídeo não é recente. Ele foi gravado em 16 de agosto de 2022, durante a posse de Alexandre de Moraes à frente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na época, Bolsonaro era presidente.

  • O Fato ou Fake usou a ferramenta InVID para fragmentar o vídeo viral em diversos frames (imagens estáticas). Depois, foi feita uma busca reversa por essas “fotos” na plataforma Google Lens, que aponta a origem de conteúdos na internet.
  • Entre os resultados da pesquisa, consta justamente vídeo publicado no canal oficial da Justiça Eleitoral no YouTube, naquele mesmo 22 agosto de 2022. O corte usado no vídeo viral corresponde ao 22º minuto da transmissão oficial, com registro da chegada de Bolsonaro ao plenário do TSE.
  • Na primeira fila do evento, aparecem os ex-presidentes José Sarney, Dilma Rousseff e Michel Temer, além de Lula ? que, na época, ainda não havia vencido a eleição que o conduziria ao terceiro mandato. Nenhum deles esteve no julgamento de Bolsonaro no STF em março deste ano.
  • No vídeo, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) é referenciado como “excelentíssimo senhor presidente do Senado Federal”. De fato, ele ocupava esse cargo três anos atrás ? mas deixou essa função no dia 1º de fevereiro de 2025, ou seja: 54 dias antes do julgamento de Bolsonaro.

? Qual é o contexto da fake?

  • Em 26 de março de 2025, por unanimidade, a Primeira Turma do STF tornou o ex-Bolsonaro e sete de seus aliados em réus por participação na tentativa de golpe de Estado em 2022 e outros crimes. Com isso, os acusados passaram a responder a uma ação penal na Corte.
  • A decisão foi tomada com base na denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que atribui ao grupo a formação do “núcleo crucial” de uma organização criminosa voltada à ruptura institucional.
  • O julgamento dos réus pelo plenário do STF ainda não tem data para ocorrer. Caberá aos ministros condenarem ou absolverem o grupo. Caso sejam condenados, os réus poderão ter penas de prisão que variam de acordo com o crime imputado (como tentativa de golpe de Estado; abolição violenta do Estado democrático de Direito; organização criminosa; e dano qualificado).

Veja também

VÍDEOS: Fato ou Fake explica

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS