REDES SOCIAIS

18°C

É #FAKE que Daniela Lima admitiu ter tentado esconder fragilidade do governo Lula

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Circula nas redes sociais uma mensagem segundo a qual a apresentadora Daniela Lima, da Globonews, teria admitido “esconder verdades” em defesa do governo Lula. É #FAKE.

A mensagem falsa usa um vídeo que mostra Daniela Lima dizendo: “Um governo frágil, cercado por conflitos, que a gente já não consegue mais, Valdo Cruz, esconder.” Legendas falsas sobre esse vídeo dizem: “Chama o VAR. Globo confessa que estava tentando. Quem poderia imaginar que a Globo esconde verdades em defesa do Lule.”

O conteúdo do vídeo foi editado e distorcido.

O trecho viralizado descontextualiza a fala de Daniela Lima, que se referia a uma avaliação de políticos e aliados do governo. O conteúdo foi extraído do programa Conexão Globonews de 12 de junho de 2024. A legenda mostrada pelo programa naquele momento era: “Governo está frágil e com conflitos, dizem aliados

Além de a legenda original deixar claro que Daniela Lima estava se referindo à avaliação de aliados, ela também explicita isso no comentário ?mas essa parte foi cortada do vídeo falso viral.

Veja a declaração original:

window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

“Tem uma avaliação ai acontecendo, basicamente, que depois das eleições – a questão não é se, mas quando o Lula vai mexer no governo. A avaliação majoritária é que vem essa mexida depois das eleições. Agora, a dúvida é qual o tamanho da mudança que o Lula vai fazer. Tem uma outra questão meio unânime que é: o presidente tá… vamos voltar aqui, né, puxar na memória o Lula 1. Foi o que me fez esse parlamentar bastante experiente. Olha o que que tinha no entorno do Lula: José Dirceu, que bom, esquece, coloca de lado as condenações. Vamos olhar para este cara que é um formulador político ouvido até hoje, tá? Faça o juízo que você quiser, vamos tratar aqui as coisas cada um no seu quadrado, né? Aqui, julgamentos e tal e etc. Articulação política foi o cara que fez o Lula em 2003 presidente, ministro da Casa Civil, era o todo senhor poderoso. Era José Dirceu, Antônio Palocci, Gushiken, pessoas que o Lula ouvia. Hoje cada, ministério é uma ilha, cheio de projetos pessoais. Cada ministério só atende ao seu grupo. O governo precisava fazer uma passada de régua para projetar a imagem de que recomeçou. Essa é a avaliação de quem tá dentro da política e dos aliados. Um governo frágil, cercado por conflitos, que a gente não consegue mais, Valdo Cruz, esconder”.

Daniela Lima tem sido alvo frequente de mensagens falsas. O Fato ou Fake já desmentiu que Daniela Lima tenha dito que Bolsonaro ganhou as eleições de 2022 e que ela tenha declarado frase sobre bandidos pedirem impeachment de ministro do STF e de presidente que livra país de rombo.

Fato ou Fake explica:

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS