REDES SOCIAIS

19°C

É #FAKE que Daniela Lima tenha dito que Bolsonaro ganhou as eleições de 2022

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Circulam nas redes sociais mensagens segundo as quais a apresentadora Daniela Lima, da GloboNews, teria dito que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ganhou as eleições presidenciais de 2022. É #FAKE.

Em um dos vídeos, um texto dissemina a informação falsa: “Que gafe, estava gravando tudo a conversa. Bolsonaro na verdade ganhou a eleição (…) O que a Globo realmente pensa do Lule”. Outra mensagem aponta: “Até os jornalistas tão falando que foi Bolsonaro quem ganhou e o STF colocou o Lula ladrão na presidência… eu já tinha falado”.

A notícia é falsa. Os vídeos que circulam nas redes sociais distorcem uma fala de Daniela Lima no “Central GloboNews” de 2 de maio. Os comentaristas do programa falavam da desarticulação da comunicação do governo Lula ?e Daniela mencionou uma fake news explorada por bolsonaristas segundo a qual o ex-presidente teria vencido as eleições:

“Um dos pilares das fake news de que Bolsonaro na verdade ganhou a eleição e, na verdade, foi tudo ali roubado e tal pelo TSE é o que: ó quanta gente Bolsonaro bota na rua! E o Lula? Vive sozinho, tudo esvaziado os negócios dele”, disse Daniela Lima na ocasião.

A fake news corta a primeira parte da fala de Daniela Lima.

A declaração completa da apresentadora pode ser conferida na íntegra do programa, no Globoplay (a partir de 25’10) e também em um post da GloboNews em 2 de maio (a partir de 2 minutos).

As eleições de 2022 foram vencidas por Luiz Inácio Lula da Silva. O resultado foi confirmado pelo TSE. Após as eleições, entidades fiscalizadoras nacionais e observadores internacionais atestaram a integridade e segurança das urnas e do sistema eleitoral.

Fato ou Fake explica:

  • Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS