REDES SOCIAIS

33°C

É #FAKE que deputado bolsonarista deu entrevista à GloboNews com esparadrapo na boca, nos olhos e nos ouvidos; conteúdo foi criado com inteligência artificial

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Circula nas redes sociais um vídeo afirmando que um deputado golpista, de olhos, ouvidos e boca vedados, deu uma entrevista à Globonews na qual pediu a obstrução na Câmara e no Senado. É #FAKE.

? Como é a publicação falsa?

  • Publicado nesta quinta-feira (5) no Bluesky e no X, onde teve mais 400 mil visualizações, o vídeo mentiroso mostra um homem de terno e gravata com olhos, bocas e ouvidos tapados esparadrapos, emitindo apenas ruídos. A cena simula uma entrevista ? é possível ver um microfone com símbolos antigos da TV Globo e do g1.
  • A legenda no X diz: “Agora: deputados que obstruíam as votações da Câmara e se diziam censurados fazem grave denúncia na GloboNews”. O perfil que divulgou o material falso descreve-se como “metade piada, metade reclamação”.
  • O vídeo falso foi publicado no mesmo dia em que deputados e senadores da oposição ao governo fizeram um protesto no Congresso Nacional contra a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e uma tentativa de pressionar a aprovação de uma anistia ampla e irrestrita para os acusados pelo 8 de Janeiro.
  • Nos plenários da Câmara e do Senado, parlamentares ocuparam a Mesa Diretora e colaram esparadrapos na boca como forma de protesto. Eles afirmaram que só deixariam o local quando o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), colocasse em pauta pedidos de impeachment contra Moraes (leia mais ao final desta reportagem).

?? Por que o post é mentiroso?

O vídeo não mostra cenas reais. As imagens foram criadas com uso de inteligência artificial (IA). O Fato ou Fake submeteu o conteúdo ao SynthID Detector, plataforma do Google que verifica conteúdos gerados com a IA da própria empresa. A análise apontou uso desse recurso no material. Além disso, é possível observar, no canto inferior direito do quadro, o termo “VEO” (a ferramenta do Google que cria vídeos ultrarrealistas).

  • Além disso, a suposta entrevista jamais existiu, informação que foi confirmada ao Fato ou Fake pela GloboNews. Detalhe: o microfone exibido na cena imita um modelo antigo.
  • Diante da repercussão do vídeo e da quantidade de pessoas que acreditaram, o autor da conta no X esclareceu que o conteúdo é feito com inteligência artificial e apontou para o logo do VEO. “Gente, é IA. Olha ali no canto o “VEO”, afirmou.

? Qual o contexto da fake?

Veja também

VÍDEOS: Fato ou Fake explica

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS