REDES SOCIAIS

30°C

É #FAKE que g1 tenha publicado que Alexandre de Moraes deu 24 horas para Elon Musk entregar o passaporte

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Circula nas redes sociais uma imagem que imita a aparência de uma página do g1 com o título: “Moraes dá 24 horas para Elon Musk entregar o passaporte e a chave do foguete SpaceX na Polícia Federal e proíbe o bilionário de deixar o planeta”. É #FAKE.

O g1 não publicou reportagem com o título mencionado na mensagem falsa. A sátira é uma forma conhecida e classificada de desinformação.

A imagem é uma montagem fraudulenta, que adultera o título de uma reportagem verdadeira publicada em 7 de abril: “Após ameaças de Musk, Moraes determina investigação de bilionário e ordena que rede X não desobedeça decisões judiciais.”

O print falso circula em grupos de redes sociais em meio ao noticiário real sobre as medidas adotadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. em resposta às ameaças e ataques do bilionário Elon Musk, dono da rede social X (antigo Twitter) e da empresa aeroespacial SpaceX, que pretende fazer voos para a Lua e para Marte.

Musk atacou as decisões do ministro Alexandre de Moraes e ameaçou reativar os perfis de usuários bloqueados pela Justiça. Moraes é relator de inquéritos como o das milícias digitais (que investiga ações orquestradas nas redes para disseminar informações falsas e discurso de ódio, com o objetivo de minar as instituições e a democracia) e o do 8 de janeiro, que investiga a tentativa de golpe no Brasil por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O ministro do STF determinou que a conduta do empresário seja investigada, incluiu Musk entre os investigados no inquérito já existente das milícias digitais e ordenou ainda que a rede X não desobedeça a nenhuma ordem da Justiça brasileira. Estipulou ainda multa de R$ 100 mil para cada perfil que ele reativar irregularmente.

Fato ou Fake Explica:

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS