Circulam nas redes sociais vídeos que sugerem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva furtou canetas no encerramento da reunião do G20, em Nova Délhi, na Índia, e as entregou à primeira-dama, Janja Silva. É #FAKE.
? Clique aqui para seguir o novo canal do Fato ou Fake no WhatsApp.
??O grupo antigo será desativado. Mesmo que você já faça parte da nossa comunidade, é preciso se inscrever novamente.
No vídeo, que tem mais de 90 mil reproduções no TikTok, mas é também viral no WhatsApp, uma pessoa diz: “Agora nesse exato momento ele vai pegar algumas canetas que estão em cima da mesa. Ele olha para o lado assustado para ver se não tem ninguém olhando. (…) E ele segue em direção da sua comparsa que está esperando algo ali próximo. Nesse exato momento ele entrega as canetas na mão da comparsa e a comparsa coloca dentro da bolsa (…).
As imagens são verdadeiras, mas a alegação de que Lula furtou canetas é falsa. O que Lula pega e entrega a Janja são lápis de madeira que ele recebeu como brinde da organização do encontro.
Janja publicou em seu perfil no Twitter a imagem do kit. Ela diz: “As ?canetas? e caderninho que todos os presidentes e assessores receberam da organização.”
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) também desmentiu as alegações falsas.
Em nota, a Secom diz que, para dar ênfase à sustentabilidade, a cúpula do G20 usou lápis de madeira, canetas de bambu e garrafas de vidro para a água. E que o vídeo em que o presidente Lula aparece guardando o brinde como lembrança do encontro está sendo usado em peças de desinformação para difamá-lo.
O G20 reúne representantes de 19 países e da União Europeia, nações representam cerca de 80% da economia global.
A nota expõe um vídeo de um canal de notícias indiano que destaca o uso dos lápis e canetas sustentáveis durante o encontro.
Fato ou Fake Explica:
- VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
- Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
Fonte G1 Brasília