REDES SOCIAIS

40°C

É #FAKE que Lula não assinou lei de liberdade das igrejas

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Circula nas redes sociais um vídeo em que o senador Magno Malta (PL-ES) diz que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não assinou a liberdade das igrejas. A alegação É #FAKE.

Quer saber o que é falso ou verdadeiro? Clique aqui e siga nossa comunidade no WhatsApp

No vídeo, Malta diz: “Ele, aqui, nesta carta, ele diz que ele assinou a liberdade das igrejas. E vocês já viram muitos vídeos por aí dele dizendo que ele assinou a liberdade das igrejas. Mentira. Aliás, essa é uma prática do Lula: bater com a mão dos outros”.

O vídeo é verdadeiro, mas a informação é falsa: a chamada Lei da Liberdade Religiosa foi assinada por Lula em 22 de dezembro de 2003; na ocasião, o presidente sancionou a lei 10.825/2003 ?ou seja, a tornou válida. Ao discursar, Lula inclusive se dirige ao então deputado federal Magno Malta, que o assistia na primeira fila. Malta era aliado político de Lula à época; hoje, é adversário. O episódio foi registrado pela Agência Brasil.

No vídeo de quarta-feira, o próprio Magno Malta reconhece, aos 8’11: “A única coisa que o Lula fez foi sancionar aquilo que o plenário votou e o plenário votou porque sofreu pressão da sociedade cristã brasileira.” O senador argumentava que, embora Lula tenha sancionado a lei, a criação do projeto não foi dele.

O Fato ou Fake procurou a assessoria do senador sobre o episódio. Em e-mail, ele afirma que Lula sancionou a lei da liberdade das igrejas e que esteve na cerimônia de sanção da lei.

Efetivamente, em 2003, o então presidente Lula sancionou a Lei de Liberdade das Igrejas. No entanto, é fundamental destacar que a concepção e a elaboração do texto da lei não partiram dele, mas sim de parlamentares, grupos religiosos e outros intervenientes. Lula desempenhou seu papel regimental ao sancionar a lei após a mobilização promovida por esses grupos, incluindo a pressão de segmentos evangélicos e católicos. Ou seja, a “assinatura” do projeto de lei não é de Lula, o que jamais foi. Lula não criou a lei”, diz a assessoria de Malta.

Fato ou Fake Explica:

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS