? O que mostra a publicação?
- Publicado nesta quinta-feira (8) no X, o vídeo tem mais de 6,6 milhões de visualizações e mostra ondas gigantes atingindo uma praia repleta de banhistas. A legenda, em espanhol, descreve a cena: “Ondas de mais de 30 metros atingem as praias de Cancún e de Playa del Carmen neste momento, tomara que não haja vítimas”.
?? Por que a publicação é mentirosa?
O Fato ou Fake submeteu o vídeo viral ao Hive Moderation, ferramenta que identifica áudios e vídeos adulterados por inteligência artificial (IA). Resultado da análise: há mais de 99% de probabilidade de o conteúdo ter sido produzido com essa tecnologia.
- Uma pesquisa sobre as condições climáticas atuais da Riviera Mexicana ? região litorânea que abrange os destinos turísticos de Cancún e Playa del Carmen ? não apontou nenhuma ocorrência de ressacas marítimas, tampouco registros de tsunamis na área.
- O clima neste início de maio na região está quente e parcialmente ensolarado, com previsão de algumas tempestades nos próximos dias.
- Vídeos de IA com falsos desastres naturais ou cenas extraordinárias da natureza viralizam frequentemente nas redes sociais. Recentemente, o Fato ou Fake desmentiu um falso tsunami no Uruguai; uma sequência de raios “ejetando plasma” em uma praia; e uma onda gigante “engolindo” uma praia.
Veja também
window.PLAYER_AB_ENV = “prod”
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
- VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
- Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito
Fonte G1 Brasília