Circula nas redes sociais um post com um vídeo da deputada francesa Marine Le Pen rodeada por apoiadores e uma legenda sugerindo que o ato aconteceu depois de a líder da extrema direita ter sido condenada pela Justiça local, em 31 de março de 2025. É #FAKE.
? O que diz a publicação?
- Um post de dia 31 de março de 2025 no X exibe um vídeo de Marine Le Pen vestindo um casaco cinza e uma blusa azul, sendo saudada na porta de um edifício por um grande grupo de apoiadores. A legenda da publicação é a seguinte: “O povo francês AMA Marine Le Pen e exige que seu veredito de ‘Culpada’ seja imediatamente derrubado!”.
- Uma outra publicação que compartilhou o vídeo tem a mesma legenda, só que em inglês, e chegou a 1 milhão de visualizações.
?? Por que a publicação é mentirosa?
- Diferentemente do que o post mentiroso faz crer, o vídeo exibe um ato político ocorrido em abril de 2022, quando Marine Le Pen era a candidata à Presidência da República pelo Partido Reagrupamento Nacional (RN).
Ou seja, o encontro de Marine Le Pen com os apoiadores registrado na gravação ocorreu praticamente três anos antes de a líder da extrema direita francesa ter sido condenada na Justiça em uma investigação sobre desvio de verbas de gabinete, enquanto ela representava a França no Parlamento Europeu. Ainda cabe recurso à decisão.
- Para descobrir a data exata da gravação, o Fato ou Fake selecionou frames (imagens estáticas) do vídeo e fez uma busca reversa no Google Lens, ferramenta que aponta a origem de fotos na internet. Os resultados apontaram que o mesmo registro foi divulgado na conta oficial de Marine Le Pen, com a data de 8 de abril de 2022 ? dois dias antes do 1º turno daquela disputa presidencial, na qual a então candidata terminaria em segundo lugar, atrás de Emanuel Macron.
- Em 6 de abril de 2025, uma semana após a sua condenação de Marine Le Pen, ocorreu uma manifestação favoráverel a ela em Paris, no local onde fica o tribunal. A líder de extrema direita compareceu discursou no ato com uma roupa diferente da vista vídeo fake, mas não chegou a cumprimentar os apoiadores. Na ocasião, Le Pen disse que não “permitiria que a eleição francesa seja roubada”.
Veja também
window.PLAYER_AB_ENV = “prod”
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
- VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
- Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito.
Fonte G1 Brasília