? Como é o vídeo?
- Publicado no TikTok em 18 de novembro, o vídeo tem uma caixa de texto sobreposta a imagem que diz: s“Ele até tentou mais o povo não calou. Na entrega da Ponte feita pelo MITO. O hino é cantado”.
- A gravação mostra o presidente Lula discursando em um evento de inauguração da ponte construída sobre o Rio Araguaia, que liga Xambioá (TO) a São Geraldo do Araguaia (PA). Na cena, há diversas pessoas erguendo as mãos e fazendo o “L” com o indicador e polegar.
- O áudio reproduzido no conteúdo é de uma multidão supostamente gritando: “Lula, ladrão, seu lugar é na prisão”. No entanto, em nenhum momento da gravação real é possível ouvir esse conteúdo (entenda abaixo).
?? Por que isso é falso?
O Fato ou Fake consultou a transmissão oficial do evento de inauguração da ponte, realizado em 18 de novembro, disponível no YouTube do canal do governo federal ? não há qualquer vaia durante o discurso. Na realidade, é possível ouvir que o público estava gritando e aplaudindo em apoio a Lula (assita abaixo).
- Lula inaugurou a ponte que liga Xambioá (TO) a São Geraldo do Araguaia (PA) durante uma agenda na orla de Xambioá. A construção recebeu um investimento de R$ 230 milhões e tem 2.010 metros de extensão.
- Outros vídeos manipulados com gritos de “ladrão” durante declarações de Lula já foram desmentidos pelo Fato ou Fake. Em maio, circulou um conteúdo similar durante o lançamento de um curso de medicina em São Paulo, e em julho, em um evento do Dia da Independência do Brasil na Bahia.
Veja também
@media (min-width: 768px) {
.cxm-block-video__container–vertical #wp3-player-86ieq .clappr-player .poster__play-wrapper > svg {
width: 50%;
height: 50%;
}
}
.cxm-block-video__container–vertical #wp3-player-86ieq .clappr-player .poster__play-wrapper > svg {
width: 50%;
height: 50%;
}
}
VÍDEOS: Os mais vistos agora no g1
Veja os vídeos que estão em alta no g1
@media (min-width: 768px) {
.cxm-block-video__container–vertical #wp3-player-7cdgn .clappr-player .poster__play-wrapper > svg {
width: 50%;
height: 50%;
}
}
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
- VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
- Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
Fonte G1 Brasília