REDES SOCIAIS

16°C

É #FAKE que vídeo mostre pastor removendo tornozeleira eletrônica de Bolsonaro; gravação mostra unção em 2024

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Circula nas redes sociais um post com um vídeo que supostamente mostraria um pastor fazendo uma oração após ter removendo a tornozeleira eletrônica do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). É #FAKE.

?Como é o post?

  • O post foi publicado em 20 de julho deste ano, dois dias após o ministro do STF Alexandre de Moraes determinar que Bolsonaro deveria usar tornozeleira eletrônica. A legenda do conteúdo diz: “Pastor tira tornozeleira de Bolsonaro, profecia ??”.
  • A publicação exibe um vídeo de um homem fazendo uma unção no pé direito de Bolsonaro. Ao redor, há um grupo de pessoas que também participam da oração, como o empresário Reinaldo Morais, conhecido como “rei do porco”.
  • “Tua palavra diz que onde ele colocar a planta dos pés, ele vai prosperar. Nós destravamos aquilo que colocar no seu tornozelo”, diz o homem que faz a unção. Em nenhum momento a gravação mostra uma tornozeleira.

?? Por que isso é mentiroso?

O vídeo mostra apenas Bolsonaro recebendo uma unção no pé em abril de 2024. A cena teria sido gravada em uma reunião no Mato Grosso com apoiadores. Portanto, a gravação não poderia exibir a remoção da tornozeleira eletrônica do ex-presidente, que só foi colocada na última sexta-feira (18).

Para encontrar a origem do vídeo, o Fato ou Fake buscou no Google pelos termos “Bolsonaro recebe unção nos pés” e encontrou a mesma gravação em uma publicação do YouTube do Uol, que informava que o ex-presidente havia sido ungido por um apoiador durante viagem pelo Brasil.

Veja também

VÍDEOS: Fato ou Fake explica

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS