Circula nas redes sociais um vídeo de uma grande motociata acompanhado de legendas dizendo que cenas foram registradas nesta terça-feira (2) em Brasília, no primeiro dia do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF). É #FAKE.
? Como são as publicações falsas?
- O conteúdo mentiroso viralizou no WhatsApp, no Facebook e no YouTube nesta terça-feira (2), primeiro dia do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus no Supremo Tribunal Federal (STF). Eles são acusados de envolvimento na trama golpista.
- Os posts e mensagem compartilham um vídeo que mostra, inicialmente, uma via expressa vazia. Na sequência, ela fica completamente tomada por motocicletas. Veja dois exemplos de legendas enganosas:“Ainda [há] pouco em Brasília, ‘pouca’ gente pra apoiar Bolsonaro”; e “Acontecendo agora em Brasília”.
?? Por que a publicação é falsa?
Embora as cenas sejam reais ? e não algo produzido por inteligência artificial (IA) ?, elas exibem uma motociata com participação de Bolsonaro ocorrida em São Paulo em 12 de junho de 2021. Não se trata, portanto, de um evento promovido em Brasília no primeiro dia de julgamento do ex-presidente no STF.
- Para encontrar o vídeo usado fora de contexto no post viral, o Fato ou Fake usou a ferramenta InVID e fragmentou o conteúdo em diversos frames (imagens estáticas).
- Depois, fez uma busca reversa por algumas dessas “fotos” no Google Lens. Essa ação permite identificar publicações mais antigas de um material na internet.
- A pesquisa apontou que as gravações estão publicadas desde 13 de junho de 2021. Veja aqui e aqui.
Ao longo desta terça, grupos de apoiadores e opositores de Bolsonaro disputaram a área em frente ao condomínio Solar de Brasília, onde o ex-presidente mora desde 2023. Ele está em prisão domiciliar desde 4 de agosto, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF, relator na ação da trama golpista.
Nesta terça, Bolsonaro acompanhou a sessão de casa e chegou a aparecer, por alguns instantes, na garagem aberta da residência. A prisão domiciliar impede que ele vá até a portaria do condomínio, onde estavam os manifestantes.
O Fato ou Fake também perguntou à Polícia Rodoviária Federal (PRF) e à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) se houve alguma manifestação pró-Bolsonaro feita por motoqueiros em alguma via da capital nesta terça. Ambas informaram que não houve registro desse tipo de ato na data.
Veja também
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
- VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
- Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
Fonte G1 Brasília