REDES SOCIAIS

23°C

É #FAKE vídeo de Ivete Sangalo defendendo Lula e criticando brasileiros que apoiam tarifaço de Trump; trata-se de IA

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra a cantora Ivete Sangalo fazendo discurso em defesa do presidente Lula (PT) . É FAKE.

? Como é o post?

  • Publicado no YouTube em 30 de agosto e com mais de 1,7 milhão de visualizações, o vídeo mostra o trecho de uma entrevista da cantora Ivete Sangalo à TV Brasil.
  • O mesmo conteúdo, que foi adulterado com inteligência artificial (IA), já tinha aparecido no X em 7 de agosto com a seguinte mensagem: “Lula pátria amada Brasil. Brasil soberano
  • Um áudio falso atribui à artista as seguintes declarações: “[…] O único presidente que já teve coragem de peitar o império e de mandar recado duro para quem sempre humilhou o Brasil hoje é tratado como inimigo por brasileiros. […] “
  • “Quando o gringo meteu 50% de tarifa no agro, teve gente daqui que bateu palma. […]”
  • “O Brasil tem dono, e não são os Estados Unidos. Ou então defenda quem vendeu a alma por um green card. Vamos ver quem realmente está com o Brasil”.
  • Uma pesquisa pela íntegra do texto falso no Google aponta que ele já foi atribuído a outras personalidades em peças divulgadas nas redes sociais, entre elas, o youtuber e humorista Felca.
  • Nesta segunda-feira (15) o Fato ou Fake desmentiu o vídeo que mostra Felca defendendo Lula e criticando brasileiros que apoiam tarifaço de Trump.

?? Por que isso é mentira?

O Fato ou Fake mostrou o conteúdo para a assessoria de Ivete Sangalo, que em resposta por e-mail afirma que o vídeo “obviamente é falso”.

O Fato ou Fake também submeteu o vídeo viral à ferramenta InVid, que separa as cenas em várias fotografias. Em seguida, pesquisou cada uma delas no Google Lens. A busca revelou que as imagens são reais e foram extraídas de um vídeo gravado quando Ivete participou do programa “Sem Censura”, da TV Brasil, publicado no YouTube em 20 de janeiro de 2025.

No entanto, o áudio é falso. O Fato ou Fake transcreveu o vídeo autêntico e o vídeo falso. Em seguida, comparou as duas transcrições. A comparação apontou que o texto do vídeo falso não coincide com o texto autêntico. A ferramenta de detecção Hiya Deepfake Detector aponta que a voz presente no vídeo provavelmente foi gerada por deepfake (técnica que permite alterar conteúdos como vídeos e fotos).

Veja também

VÍDEOS: Fato ou Fake explica

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS