REDES SOCIAIS

22°C

É #FAKE vídeo em que Trump diz ‘força, Bolsonaro’ e se solidariza com brasileiros; fala foi criada com inteligência artificial

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Circula nas redes sociais um vídeo em que Donald Trump supostamente diz “força, Bolsonaro” e afirma que os Estados Unidos estão “com o povo brasileiro”. É #FAKE.

? Como é o vídeo?

  • Publicado no TikTok nesta quarta-feira (6), ele exibe um vídeo de uma entrevista de Trump, na qual ele supostamente teria se direcionado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
  • Na cena, um áudio manipulado por inteligência artificial (IA) é atribuído ao americano. Ele diz, em inglês: “Força, Bolsonaro. E, ao grande povo do Brasil, nunca desista. Vocês são lutadores, defensores da liberdade, da fé e da família. Os Estados Unidos estão com vocês. Continuem firmes e orgulhosos. O mundo está assistindo”.
  • O conteúdo viralizou na internet dois dias depois de o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ter determinado prisão domiciliar de Bolsonaro (leia mais ao final desta reportagem).
  • O governo Trump condenou a medida em uma publicação nas redes sociais, afirmando que Moraes é um “violador de direitos humanos”.

?? Por que isso é mentira?

O vídeo não é verdadeiro ? a fala de Donald Trump foi alterada com IA. O conteúdo enganoso usou um trecho de uma entrevista verdadeira do presidente americano, concedida em 3 de agosto de 2025, no aeroporto de Allentown, no estado da Pensilvânia. O Fato ou Fake consultou a transcrição completa da declaração e não encontrou qualquer menção ao Brasil ou a Bolsonaro.

? Em que contexto circula a fake?

  • No domingo (3), apoiadores de Bolsonaro fizeram manifestações em diversas cidades. Eles pediram a anistia dos envolvidos nos ataques do 8 de Janeiro e criticaram o presidente Lula (PT) e o Moraes. No Rio, um dos organizadores do ato foi o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente.
  • Flávio chegou a colocar brevemente o pai no viva-voz do telefone para falar ao público presente no protesto. Em seguida, postou um vídeo mostrando o Bolsonaro em casa enviando a mensagem.
  • No dia seguinte, Moraes determinou a prisão domiciliar de Bolsonaro, proibiu visitas e mandou apreender celular na casa do ex-presidente. Na decisão, o ministro afirmou que Bolsonaro utilizou redes sociais de aliados para divulgar mensagens de ataques ao STF e apoio à intervenção estrangeira no Poder Judiciário. Um dos posts citados no texto foi justamente aquele publicado na conta de Flávio.
  • A defesa do ex-presidente afirma que ele não descumpriu nenhuma ordem da Justiça.

Veja também

VÍDEOS: Fato ou Fake explica

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS