REDES SOCIAIS

31°C

?É lastimável a AGU mudar de posição por questões políticas?, diz Fábio Garcia sobre Ferrogrão

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

image

O deputado federal por Mato Grosso, Fábio Garcia (UB), criticou nesta segunda-feira (29), o parecer favorável da Advocacia-Geral da União (AGU), para declarar inconstitucional a construção da Ferrogrão em Mato Grosso. À imprensa, o deputado afirmou ser ‘lamentável’ que o entendimento acerca da ferrovia tenha mudado ‘por questões políticas’.

“A Advocacia-Geral da União (AGU) não deve mudar a sua posição de acordo com o Governo de plantão, ela precisa ter uma posição técnica e clara. Não existe novidade nenhuma em relação a Ferrogrão, o traçado é o mesmo, as informações são as mesmas e é lastimável a AGU mudar sua posição por questões políticas”, disse à imprensa.

Na ocasião, ao sair em defesa da ferrovia, o parlamentar ainda avaliou que a negativa faz com que o Brasil seja condenado ao subdesenvolvimento.

“Estamos abrindo mão do emprego e desenvolvimento por questões ambientais que querem condenar o Brasil ao subdesenvolvimento. Não há nenhuma forma de transporte mais eficiente, competitiva e maior respeito ao Meio Ambiente que a ferrovia”, disparou.

Governador tenta destravar modal

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (UB) esteve em Brasília nesta terça-feira (30), onde se reuniu com os ministros André Mendonça, Dias Tóffoli, Gilmar Mendes e Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), para tratar sobre o desembargo e retomada das obras da ferrovia Ferrogrão, no norte do Estado.

A reunião foi convocada por Mendes após o parecer da AGU.

Junto com a senadora Margareth Buzetti e os deputados Ondanir Bortolini (Nininho) e Vanderlei Reck Jr. (ambos PSD), Mauro apresentou em dados aos ministros a importância da ferrovia para a economia mato-grossense, destacando ainda os pontos positivos da obra no quesito respeito ao Meio Ambiente.

A ferrovia 

A ferrovia tem como objetivo fazer o escoamento de grãos, saindo da cidade de Sinop (480 km de Cuiabá) até o porto de Miritituba, no sul do Estado do Pará. Com 933 quilômetros de extensão, o projeto pretende resolver problemas de escoamento da produção agrícola de Mato Grosso para o norte do país.

Na prática, além de melhorias na logística de grãos do Estado, a ferrovia dará condições de proporcionar também a redução de externalidades negativas decorrentes do excesso de carretas nas rodovias e redução do número de acidentes com morte, além de possibilitar números significativos em geração de empregos diretos na sua construção, bem como a redução no custo do frete.

 

Fonte: Isso É Notícia

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS