O atacante Edu, de 32 anos, está oficialmente fora do Cuiabá. O jogador pediu a rescisão antecipada do contrato, conforme apurado em primeira mão pelo ge, para fazer uma pausa na carreira como atleta profissional. Em comunicado nas redes sociais, o centroavante justificou a decisão como uma necessidade pessoal, afirmando que precisa cuidar do corpo, da mente e da família.
“Quando o corpo cansa, a mente sangra, e eu não posso fugir dos princípios que me trouxeram até aqui! Decisão difícil, porém necessária!” ? escreveu o jogador.
Vindo do Goiás, Edu foi contratado pelo Cuiabá para a disputa da Série B do Brasileiro de 2025, mas teve uma passagem curta pelo clube. Foram 12 jogos disputados, com um gol marcado e uma assistência. Apesar do pouco tempo no Dourado, sua trajetória no futebol brasileiro é marcada por superação e boas fases em alguns clubes.
A principal delas foi em 2021, quando foi o artilheiro da Série B pelo Brusque, com 17 gols, e atraiu a atenção do Cruzeiro, onde também viveu um grande momento. Em 2022, com a camisa celeste, disputou 48 partidas e marcou 22 gols, sendo peça fundamental no acesso da equipe à Série A.
Em sua publicação, Edu deixou claro que não se trata de uma aposentadoria definitiva, mas sim de uma pausa para se cuidar ? e que pretende retornar aos gramados no futuro.
? Hoje comunico que estou interrompendo a minha carreira e retornando pra minha cidade. Sinto que preciso descansar meu corpo, cuidar da minha mente e da minha família. Grato por todos os momentos, de todo o meu coração. Vou cuidar de mim e, em breve, retorno pro meu último desafio. Obrigado a todos que se preocuparam, obrigado a todos que me ajudaram a chegar até aqui e perdão aos que, de certa forma, falhei. Saio de cabeça erguida, assim como iniciei ? completou o atacante.
Segundo o presidente do Cuiabá, Cristiano Dresch, a decisão do desligamento partiu do próprio jogador, que comunicou ao clube o desejo de interromper a carreira por tempo indeterminado.
Natural do Rio de Janeiro e revelado nas categorias de base de Vasco, Botafogo e Portuguesa-SP, Edu construiu uma carreira por diversos clubes do futebol brasileiro, como São Gonçalo, Itaboraí, Nova Iguaçu, Atlético Tubarão, Coritiba e Goiás. Também atuou no exterior, defendendo o Dibba Al Fujairah, dos Emirados Árabes Unidos, e o Cerro Porteño, do Paraguai.
Fonte GE Esportes