REDES SOCIAIS

33°C

Egito sinaliza abertura de fronteira para saída de brasileiros em Gaza nesta segunda, dizem fontes

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

O governo brasileiro recebeu na tarde deste domingo (15) a previsão de que a fronteira entre Gaza e o Egito, em Rafah, deverá ser aberta na manhã desta segunda-feira (16). A passagem permitirá o deslocamento e a repatriação de 32 pessoas em território palestino.

A informação foi dada por duas fontes que participam da negociação.

Composto por 22 brasileiros e 10 palestinos, o grupo acompanhado pelo governo brasileiro tem aguardado desde a última semana uma possibilidade para deixar Gaza ? território palestino na fronteira com o Egito e Israel. A única rota de saída viável é a fronteira com o Egito.

Segundo o Escritório de Representação do Brasil em Ramala, cidade da Cisjordânia onde fica a sede da Autoridade Palestina, eles estão abrigados nas cidades de Rafah e Khan Yunis, em Gaza.

Gaza tem sido alvo de bombardeios de Israel desde a semana passada, como reação ao ataque terrorista do Hamas. Até a última atualização, 4.070 pessoas morreram ? 2.670 em Gaza e 1,4 mil em Israel. Entre as vítimas estão três brasileiros.

No sábado (14), havia uma expectativa de que a passagem dos brasileiros ocorresse neste domingo. Segundo as fontes, o deslocamento não se confirmou em razão da lotação da área.

“É uma situação muito fluida, a qualquer momento pode mudar”, disse uma fonte do Itamaraty ao blog.

A saída depende da autorização do governo egípcio. Segundo planejamento do Planalto, após atravessarem a fronteira de Gaza com o Egito, as 32 pessoas devem ser deslocadas até o aeroporto do Cairo, em Egito.

Segundo uma fonte do Planalto, o governo egípcio já tem toda a documentação dos brasileiros e dos veículos que farão o transporte do grupo a uma pista de pouso onde estará o avião cedido pelo Planalto, que aguarda autorização para ir de Roma ao país ao norte da África.

Negociação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, têm participado diretamente da negociação para a abertura da fronteira.

Além dos brasileiros que aguardam para sair da Faixa de Gaza, há cidadãos dos Estados Unidos, Noruega, União Europeia e de outros países.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS