Os candidatos ao Senado pelo Paraná Alvaro Dias, Sergio Moro, Paulo Martins, Orlando Pessuti e Rosane Ferreira serão entrevistados no Meio-Dia Paraná, na RPC, a partir das 11h45 de segunda-feira (19). A entrevista será transmitida ao vivo pelo g1.
Os jornalistas Ana Carolina Oleksy, Wilson Soler e Carolina Wolf conversarão com os candidatos por 20 minutos sobre temas relevantes para o cenário nacional e com impacto no Paraná.
Confira a ordem das entrevistas definida por sorteio:
- 19/07 – Paulo Martins (PL)
- 20/07 – Orlando Pessuti (MDB)
- 21/07 – Rosane Ferreira (PV)
- 22/07 – Sergio Moro (União)
- 23/07 – Alvaro Dias (Podemos)
Foram convidados para esta série de entrevista os cinco primeiros colocados na pesquisa de intenção de voto do Ipec, divulgada em 23 de agosto.
LEIA TAMBÉM
O que faz um senador
Senadores são representantes do Poder Legislativo nacional, assim como os deputados federais, mas há diferenças.
É função do senador cuidar das leis, legislar. Seja propor que novas regras sejam criadas, adaptar as existentes, seja sugerir que determinado regramento deixe de existir.
É uma função correlata a dos deputados federais, pois Câmara e Senado atuam em sistema bicameral: o que uma Casa analisa e aprova, a outra também deve avaliar e aprovar ou não.
Outra tarefa é fiscalizar o Poder Executivo. Os parlamentares contam com auxílio do Tribunal de Contas da União (TCU) para avaliar a aplicação de recursos do orçamento federal, aprovar o Orçamento da União e podem pedir informações por escrito a órgãos do governo.
O Senado pode, também, processar e julgar o presidente da República em caso dele cometer os chamados crimes de responsabilidade ? contudo, o processo é aberto pela Câmara dos Deputados e, posteriormente, analisado pelo Senado.
É aqui que surge uma prerrogativa específica dos senadores: cabe a eles aprovar ou barrar a indicação de nomes feita pelo governo federal para certos cargos, como o de diretor do Banco Central, diplomatas que representem o país no exterior ou possíveis ministros do Supremo Tribunal Federal (cuja prerrogativa é do presidente).
Cada unidade federativa brasileira possui o mesmo número de senadores: três. Isso porque, diferentemente dos deputados federais, que têm a quantidade definida de acordo com a população de cada estado, os senadores possuem um número fixo.
A ideia é democratizar a representatividade na Casa.
Enquanto os deputados são eleitos de forma proporcional, por meio de votação baseada em coeficiente eleitoral, os integrantes do Senado são escolhidos em pleitos majoritários, ou seja, basta ter mais votos do que seus adversários para vencer.
Há ainda a diferença de que os mandatos são válidos por oito anos, enquanto deputados permanecem nas cadeiras por quatro.
Também é dado aos parlamentares da Casa a prerrogativa de abrirem Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) para apurar suspeitas de crimes, como ocorreu com a CPI da Pandemia, responsável por analisar a atuação do governo federal no combate à Covid-19.
Assista aos vídeos mais vistos do g1 Paraná
Veja mais notícias do estado em g1 Paraná.
Fonte G1 Brasília