A Justiça Eleitoral conta com uma ferramenta que permite que o eleitor já treine, pela internet, como vai digitar os votos na urna eletrônica. A votação para prefeito e vereador está marcada para os dias 6 e 27 de outubro (primeiro e segundo turnos)
O procedimento é feito pela internet no Simulador de Votação, uma página do Tribunal Superior Eleitoral (veja aqui).
O recurso tem como objetivo fazer com que o eleitor fique mais familiarizado com as urnas eletrônicas. Criado para as eleições de 2014, o Simulador de Votação conta com um passo a passo, de forma didática, dos procedimentos no momento da escolha dos novos governantes.
As explicações são em áudio, texto e Libras, para permitir várias formas de acesso às informações.
Quando o eleitor clica na página, pode inicialmente escolher a simulação da votação no primeiro e no segundo turnos.
Escolhido o turno, tem acesso a dados de partidos e candidatos fictícios. Ele é, então, convidado a clicar os números na urna. A página também oferece instruções por áudio.
O primeiro voto é para vereador, que tem número composto por cinco dígitos. Os dois primeiros são do partido político do candidato. Já os três seguintes identificam o postulante ao cargo.
Neste caso, o eleitor pode escolher um candidato específico à Câmara de Vereadores ou fazer o voto em legenda, ou seja, votar só no partido. Escolhido o candidato, o eleitor aperta o botão “confirma”. Se precisar alterar o número digitado, pode usar o comando “corrige”.
Na sequência, a urna permite o voto para prefeito, que tem o número composto por dois dígitos.
A simulação permite que o eleitor veja o número e a foto dos candidatos fictícios antes de registrar a escolha na urna.
O Simulador de Votos é um treinamento. Não há qualquer registro oficial de votos pela Justiça Eleitoral, já que os candidatos usados no treinamento são fictícios e não há coincidência de números com os candidatos que estão na disputa de outubro. Se o eleitor tenta usar os números de candidatos reais, o voto no simulador é computado como nulo.
Votação em outubro
Mais de 155,9 milhões de eleitores estão aptos a votar em outubro. As eleições vão ocorrer em 5.569 municípios no país. Neste ano, não haverá votação em Brasília e Fernando de Noronha, nem de cidadãos que moram no exterior.
‘Colinha’
A legislação eleitoral permite o uso da chamada “colinha” no dia da votação – uma anotação, em papel, dos números dos candidatos, para que a pessoa não erre ou esqueça os números.
Vale lembrar que, pela legislação eleitoral, não é possível usar o celular na cabine de votação.
Fonte G1 Brasília