O MDB foi o partido que conseguiu eleger o maior número de vereadores no Nordeste, enquanto o PSD dominou o Sudeste. O União Brasil foi o mais bem-sucedido no Norte e no Centro-Oeste. No Sul, o PP elegeu o maior número de candidatos. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Quando se olha para os estados, o MDB continua liderando no Nordeste ao ter conquistado o maior número de estados da região: quatro. No Sudeste, o PSD também ficou à frente com dois estados. No Norte, o União elegeu o maior número de vereadores em três estados, assim como no Centro-Oeste.
Já no Sul, nenhuma legenda prevaleceu: embora o PP tenha conseguido, na somatória, o maior número de vereadores na região, o partido teve maioria apenas no Rio Grande do Sul. O PSD elegeu mais no Paraná; e o MDB foi o campeão em Santa Catarina.
? Nacionalmente, o MDB manteve a liderança, que já dura ao menos duas décadas, no quesito número total de vereadores eleitos. O PP, o PSD, o União Brasil e o PL completam a lista das cinco legendas mais votadas.
No total, cerca de 430 mil candidatos a vereador disputaram a eleição do último domingo (6) e aproximadamente 60 mil foram eleitos para assumir um mandato nas câmaras municipais em 2025.
? Prefeitos: Para efeito de comparação, o PSD foi o partido com o maior número de prefeitos eleitos no 1º turno. Foi a primeira vez em ao menos 20 anos que o MDB foi desbancado.
Veja abaixo os partidos que mais elegeram vereadores por região:
Partidos que conquistaram mais estados
O MDB foi o partido que conquistou o maior número de estados no país: seis. Em segundo lugar, ficaram empatados União Brasil e PSD, ambos com cinco estados.
Confira a divisão dos estados por partido:
- MDB: Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Piauí, Pará, Maranhão e Alagoas
- União Brasil: Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Amapá e Amazonas
- PSD: Sergipe, São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Bahia
- PSB: Pernambuco, Espírito Santo e Ceará
- Republicanos: Tocantins, Roraima e Paraíba
- PP: Rio Grande do Sul e Acre
- PSDB: Mato Grosso do Sul
- PL: Rio de Janeiro
Confira os vereadores eleitos por partido em cada estado, por ordem alfabética:
Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Pará
Paraíba
Paraná
Pernambuco
Piauí
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Roraima
Santa Catarina
Sergipe
Tocantins
São Paulo
Colégio eleitoral
O estado com o maior número de vereadores é Minas Gerais: 8.526. O estado com o menor número é Roraima: 163.
Isso acontece porque a Constituição prevê que o número de parlamentares municipais seja proporcional ao tamanho da população das cidades. Todo município brasileiro deve ter entre 9 e 55 vereadores, proporcionalmente ao número de habitantes.
Tanto que, depois do Censo 2022, duas capitais tiveram redução no número de cadeiras nas Câmaras Municipais: Recife e Porto Alegre. Enquanto outras oito terão aumento no número de parlamentares: Vitória, Goiânia, Cuiabá, Rio Branco, Porto Velho, Palmas, Maceió e Aracaju.
Como um vereador é eleito?
O sistema adotado para a eleição dos vereadores é chamado de proporcional, pois considera os quocientes eleitoral e partidário, além de sobras e médias.
Nesse modelo, nem sempre o candidato mais votado conquista a vaga, porque a definição dos eleitos depende do desempenho do partido ou federação. Na prática, o eleitor, ao votar, pode escolher um candidato (o voto nominal) ou votar na legenda, isto é, no partido.
Para determinar os eleitos, primeiro é feito o cálculo da distribuição de cadeiras entre os partidos nas Casas Legislativas ? o número de cadeiras a que eles terão direito.
?? Quociente eleitoral – O parâmetro para verificar o desempenho de cada sigla é o quociente eleitoral, obtido pela divisão do número total de votos válidos (excluindo brancos e nulos) pelo número de cadeiras em disputa. Só têm direito à vaga na Câmara Municipal os partidos que atingirem esse número, uma espécie de índice mínimo.
?? Quociente partidário – Este segundo cálculo define quantas vagas o partido terá. O quociente partidário é o número de votos válidos obtidos pela legenda, dividido pelo quociente eleitoral.
O resultado indica o número de cadeiras a que uma legenda terá direito. Essas vagas serão preenchidas pelos candidatos a vereador que obtiveram mais votos na eleição.
Fonte G1 Brasília