REDES SOCIAIS

28°C

Eleições 2024: veja quem são os pré-candidatos a prefeito de Arapiraca

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Ao menos três candidatos devem disputar a prefeitura de Arapiraca, segundo maior domicílio eleitoral de Alagoas, nas eleições de outubro deste ano. Eles já confirmaram suas pré-candidaturas em eventos oficiais.

Os partidos e federações vão realizar convenções partidárias entre 20 de julho e 5 de agosto, conforme o calendário eleitoral. É nesse período que as legendas vão formalizar os candidatos que vão concorrer às eleições deste ano. A partir daí, os partidos têm mais 10 dias para oficializar os nomes escolhidos nas convenções registrando as candidaturas na Justiça Eleitoral.

O primeiro turno da eleição vai ocorrer em 6 de outubro. Um eventual segundo turno deve acontece no dia 27 do mesmo mês, mas em Alagoas uma segunda votação só acontece em Maceió.

É que pela regra da eleição, para acontecer um segundo turno é preciso que o município tenha pelo menos 200 mil eleitores, e Arapiraca não alcançou esse índice. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral o município conta com 154.970 eleitores aptos a votar até esta terça-feira (7).

Veja quem confirmou, até o momento, que é pré-candidato a prefeito de Arapiraca (em ordem alfabética):

Fabiana Pessoa (PL)

Fabiana Pessoa começou a vida pública como vereadora por Arapiraca. Ela já comandou o município quando assumiu a prefeitura após a morte de Rogério Teófilo, de quem era vice-prefeita. Ficou os últimos quatro meses da gestão no mandato como prefeita de Arapiraca. Também ocupou o cargo de secretária estadual de Ação Social no primeiro governo de Paulo Dantas (MDB) de 15 de maio a 31 de dezembro 2022. Recentemente assumiu o diretório municipal do Partido Liberal (PL) em Arapiraca.

Lindomar Ferreira (PSDB)

Servidor público e líder comunitário, Lindomar Ferreira ocupou o cargo de coordenador da Defesa Civil Municipal de Arapiraca na gestão do atual prefeito Luciano Barbosa (MDB). Deixou o cargo após se filiar o PSDB para disputar a prefeitura da cidade. Já foi presidente estadual do Solidariedade e candidato a deputado estadual em 2022 pelo Avante. Em 2016 e 2020 também disputou a prefeitura de Arapiraca.

Tarcizo Freire (Solidariedade)

Natural de Caruaru-PE, Tarcizo Freire é advogado, e foi Polícial Militar. Em seguida, assumiu o cargo de subdelegado no município de Girau do Ponciano, pelo período de dois anos. Elegeu-se vereador pelo município de Arapiraca pela primeira vez em 1988, renovando seu mandato consecutivamente até 2014. Foi eleito deputado estadual por duas vezes, em 2014 e 2018. Em 2020, pelo Progressistas, disputou a prefeitura de Arapiraca. Já em 2022 não conseguiu se reeleger deputado estadual.

Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS