REDES SOCIAIS

You have exceeded the maximum rate limitation allowed on your subscription plan. Please refer to the "Rate Limits" section of the API Documentation for details.

°C

Eloy Terena é anunciado secretário executivo do ministério dos Povos Indígenas e diz que pauta territorial será prioridade

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Eloy Terena assumiu como secretário executivo do ministério dos Povos Indígenas nesta quarta-feira (4). Atendendo pedido da ministra Sônia Guajajara, o advogado sul-mato-grossense conversou com o g1 e disse que uma das principais pautas da pasta será a questão territorial.

“Nós recebemos esse convite com bastante honra e, ao mesmo tempo, muito ciente da nossa responsabilidade. Também agradeço a confiança depositada pela ministra em minha pessoa. O trabalha aqui é, de fato, implementar e defender os povos indígenas”, detalhou o secretário executivo do ministério dos Povos Indígenas.

Eloy fez parte do Grupo de Transição entre os governos Bolsonaro e Lula. Durante o mês passado, o advogado chegou a ser cotado para chefiar o ministério.

“Eu trabalhei na equipe de transição e já tinha feito vários levantamentos jurídicos sobre a questão das terras indígenas, retirada de invasores de terras indígenas e promoção de direitos sociais para as comunidades indígenas. Quero auxiliar a ministra Sônia Guajajara e buscar efetivamente que os direitos dos povos indígenas sejam preservados, especialmente o territorial”, compartilhou Eloy.

LEIA TAMBÉM

Quem é Eloy Terena?

O advogado sul-mato-grossense Eloy Terena é referência nacional da luta indigenista. Nascido na comunidade indígena AIpegue, em Aquidauana, Eloy Terena é advogado indígena com atuação no Supremo Tribunal Federal (STF) e Organismos Internacionais.

Eloy é Coordenador do Departamento Jurídico da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib). Tem doutorado em Antropologia Social pelo Museu Nacional (UFRJ) e em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui pós-doutorado em antropologia na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), de Paris.

Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS