REDES SOCIAIS

22°C

Em convenção, Patriota decide não apoiar candidato a presidente e libera diretórios regionais

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O Patriota decidiu nesta terça-feira (2), em convenção nacional realizada virtualmente, não unificar o apoio a nenhum candidato à presidência da República.

Segundo o presidente do partido, Ovasco Resende, cada diretório estadual poderá decidir qual candidato ao Planalto irá apoiar e as melhores composições de chapas para governos estaduais e para o Senado.

O principal objetivo do partido é superar a chamada “cláusula de barreira”, aprovada na reforma política de 2017. A cláusula estabeleceu critérios de desempenho para que partidos tenham acesso ao dinheiro do fundo partidário e à propaganda gratuita no rádio e na televisão.

Para as eleições de 2022, o desempenho mínimo previsto na cláusula de barreira é de atingir na eleição para a Câmara dos Deputados: ao menos, 2% dos votos válidos distribuídos em ao menos um terço das unidades da Federação, com mínimo de 1% em cada uma delas; ou eleger pelo menos 11 deputados federais distribuídos em no mínimo um terço das unidades da federação.

Por conta da intenção de superar a cláusula de barreira, Ovasco Resende afirmou que os diretórios estaduais foram orientados a lançarem o maior contingente possível de candidatos a deputado federal.

Patriota

Em 2021, o Patriota foi cotado para receber a filiação do presidente Jair Bolsonaro, após seu rompimento com o PSL.

Entretanto, a maioria da direção da sigla decidiu afastar por 90 dias o então presidente do partido Adilson Barroso do comando do partido, alegando que ele havia negociado ?individualmente? a filiação de Bolsonaro. Após o afastamento de Barroso, Ovasco Resende assumiu o comando da sigla.

Em 2018, o Patriota lançou a candidatura de Cabo Daciolo à presidência da República. Ele terminou a disputa em sexto lugar, tendo recebido 1,26% dos votos válidos.

VÍDEOS: notícias sobre política

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS