REDES SOCIAIS

16°C

Em mensagem de Dia das Mães, Lula cita vítimas de tragédia no RS: ‘Vocês não estão sozinhas’

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou neste domingo (12) uma mensagem de Dia das Mães. Em vídeo publicado nas redes sociais, o petista citou as vítimas da tragédia causada pelas enchentes no Rio Grande do Sul, que deixou 143 mortos até esta manhã.

“Hoje eu quero homenagear todas as mães brasileiras, mas quero deixar uma mensagem de solidariedade para as mães do Rio Grande do Sul, vítimas de uma das maiores tragédias ambientais da história do Brasil. Vocês não estão sozinhas”, disse.

“Estamos juntos para recuperar e reconstruir o que foi destruído. Cidades, casas, pontes, rodovias, mas sabemos que nem tudo poderá ser recuperado. Mães perderam seus filhos e filhos perderam suas mães. A melhor maneira de honrarmos a memória daqueles que se foram é trabalharmos juntos com aquilo que o povo brasileiro tem de melhor: o espírito de união, a solidariedade e o amor ao próximo”, continuou.

Além das mortes, o último boletim divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul contabilizava 125 desaparecidos e 806 feridos (50 a mais do que o dia anterior).

Ao todo, 618 pessoas estão fora de suas casas: mais de 81 mil estão em abrigos e 537 mil estão desalojados (em casa de amigos e parentes).

Na noite de sábado (11), o governo também publicou uma medida provisória abrindo crédito extraordinário de R$ 12,2 bilhões para o estado.

A medida possibilita a execução de ações anunciadas anteriormente pelo governo federal, como:

  • abertura de linhas de crédito;
  • medidas de apoio à segurança alimentar;
  • liberação de parcelas extras do seguro desemprego;
  • contratação temporária de profissionais;
  • aquisição e equalização de 100 mil toneladas de arroz.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS