O legado de António Oliveira no Cuiabá é inegável e vai muito além do campo. Acertado com o Corinthians, o treinador português se esforça em preparar transição da melhor forma ao seu sucessor no comando técnico do Dourado.
Conforme apurou o ge, o Mister tem preparado relatórios para que o escolhido a assumir sua vaga “possa encontrar tudo alinhado”. Neste momento, o auxiliar fixo Luiz Fernando Iubel dirige interinamente até a contratação do efetivo.
Quebra de paradigmas
O perfil “defensor” nas coletivas de imprensa, o estilo “paizão” com o elenco e os números à frente do Auriverde cativaram o carinho da torcida e até de diretoria e staff. Além disso, sua chegada foi disruptiva na filosofia do próprio clube.
Ao desembarcar na capital mato-grossense, em 2022, ele se tornou o primeiro técnico estrangeiro da história do Cuiabá.
O modelo de trabalho também criou uma tendência. Há cerca de dois anos, o Cuiabá tem apenas comandantes portugueses – António em duas passagens e Ivo Vieira. O suplente deve manter a tradição, já que Armando Evangelista é o “plano A” da diretoria.
Temporada histórica
Na temporada passada, António Oliveira dirigiu o Cuiabá em sua melhor campanha no Brasileirão desde o acesso, conquistado em 2021. O time mato-grossense terminou a Série A na 12ª posição, com 51 pontos. Em 38 jogos, foram 14 vitórias, nove empates e 15 derrotas.
Ele havia assumido a equipe na sétima rodada da competição. Sob sua tutela, o Dourado venceu 13 vezes, empatou oito e perdeu 11 – aproveitamento de 49% dos pontos em disputa. Em julho, Oliveira foi premiado como melhor técnico do mês em votação promovida pela CBF. Alcançou ainda o posto de quarto técnico com mais partidas pelo Cuiabá.
Ida ao Corinthians
António Oliveira é esperado na capital paulista para assinar com o Corinthians entre quinta e sexta-feira. O novo clube espera pela chegada do português para anunciá-lo oficialmente.
Já sem seu comandante, o Cuiabá volta a campo nesta quinta-feira, para encarar o União de Rondonópolis, na Arena Pantanal, às 19h, pela 6ª rodada do Mato-grossense.
Fonte GE Esportes