REDES SOCIAIS

23°C

Em nova visita ao Brasil, presidente de Portugal espera encontro mais proveitoso com Bolsonaro

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Marcelo Rebelo de Sousa fará nova viagem ao Brasil, nos dias 3 e 4 de julho. O cronograma da visita do presidente de Portugal será marcado por uma recepção de Jair Bolsonaro e um almoço no Itamaraty, nos moldes da visita feita em agosto do ano passado.

A expectativa do entorno do presidente português é de que o encontro seja mais proveitoso do que o último. Fontes do governo de Portugal acreditam ser pouco provável repetir o constrangimento diplomático causado por piadas que Bolsonaro teria feito no encontro passado.

Segundo um interlocutor, há motivos para esperar que a reunião tenha outro resultado:

Em primeiro lugar, pela expectativa de os dois governos debaterem acordos que estão sendo fechados entre Brasil e Portugal, como por exemplo o Acordo sobre a Mobilidade entre os estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), aprovado no Congresso Nacional em fevereiro.

Nesta semana, o governo português também anunciou que vai acelerar a emissão de vistos de imigrantes para trabalhadores estrangeiros, membros de países lusófonos, estudantes universitários e nômades digitais.

Também é esperado que os dois presidentes mencionem no encontro o bicentenário da Independência do Brasil.

Há também a previsão de que Jair Bolsonaro e seu núcleo queiram aproveitar o encontro para fortalecer a imagem do governo, dentro e fora do Brasil, em ano de eleição em que seu principal adversário, o ex-presidente Lula, também explora o campo das relações exteriores.

A expectativa de outra fonte do governo de Portugal é de que seja “difícil, mas não impossível”, repetir a saia justa de Bolsonaro do encontro passado. ?Tudo vai depender do que o presidente Bolsonaro quiser falar?, revelou.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS