REDES SOCIAIS

Your monthly usage limit has been reached. Please upgrade your Subscription Plan.

°C

Em pronunciamento de Natal, Lula prega respeito e harmonia entre poderes e defesa ‘intransigente’ da democracia

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Em seu pronunciamento de Natal, divulgado na noite desta segunda-feira (23), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou a importância do respeito e da harmonia entre os poderes da República, reafirmando sua defesa “intransigente” da democracia.

A fala de Lula foi transmitida em rede nacional de rádio e TV e durou cerca de 4 minutos.

“A base de tudo o que fazemos é o diálogo e o trabalho conjunto do governo federal com a sociedade, os governos estaduais e as prefeituras. É o respeito e a harmonia entre o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. É a defesa intransigente da democracia”, afirmou o presidente.

O pronunciamento foi gravado no fim de semana, durante a passagem por Brasília do marqueteiro de Lula, Sidônio Palmeira. Ele orientou a fala do presidente.

Nos bastidores, a fala sobre harmonia entre poderes foi compreendida como um recado para a pacificação da relação entre Congresso e Supremo Tribunal Federal (STF). Nas últimas semanas, o Congresso vem manifestando insatisfação com as decisões do STF que estão restringindo, por falta de transparência, o pagamento das emendas parlamentares.

“O Natal é um bom momento para relembrar os sentimentos de Cristo: a compaixão, o respeito e o amor ao próximo. Meu desejo é que esses sentimentos estejam presentes não só na ceia, mas em todos os dias”, afirmou Lula. Ele destacou ainda a necessidade de promover a reconciliação e a comunhão entre as famílias e os cidadãos, enfatizando que cada um deve reconhecer no outro um semelhante.

O presidente aproveitou a ocasião para agradecer o apoio recebido durante um recente episódio de emergência médica, que o obrigou a passar por procedimentos delicados. “Agradeço pelas orações durante a emergência médica a que precisei me submeter recentemente. Estou agora mais firme e mais forte para que o Brasil dê certo”, declarou.

Em tom esperançoso, Lula convocou os brasileiros a renovarem suas expectativas por um futuro mais justo, sem fome e com trabalho digno para todos. “Este é um momento de renovar a esperança por um Brasil mais justo, sem fome, onde cada mulher e cada homem possam acompanhar o crescimento de seus filhos com trabalho digno”, disse.

Lula concluiu reafirmando o papel do governo como guardião dos interesses da população. “Sempre acreditem: governar é cuidar das pessoas”, afirmou, reforçando seu compromisso com a construção de um país mais inclusivo e harmônico.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS