REDES SOCIAIS

30°C

Em vídeo enviado a evento da ONU, Lula cita caso Vini Jr e diz que atos racistas são ‘imperdoáveis’

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O presidente Lula afirmou em vídeo exibido nesta quarta-feira (30), em um fórum da Organização das Nações Unidas (ONU), que atos racistas são “imperdoáveis”. Ele deu a declaração ao citar o caso na Espanha envolvendo o jogador brasileiro Vinícius Júnior, do Real Madrid.

Há cerca de dez dias, durante jogo entre Real Madrid e Valencia, torcedores do Valencia praticaram atos racistas contra o brasileiro. Alguns foram identificados e presos. E o governo brasileiro cobrou autoridades espanholas e esportivas a adoção de medidas para punir os responsáveis e evitar que novos atos aconteçam.

“O racismo transcende fronteiras, como ficou demonstrado nas constantes ofensas sofridas pelo jogador brasileiro Vini Junior. A lição que podemos tirar desses imperdoáveis episódios é que, se Vini Júnior, um jovem de 22 anos, é capaz de insurgir contra multidões hostis, não resta dúvida de que podemos e devemos fazer mais para interromper esse circuito desumanizador da violência”, afirmou o presidente Lula no vídeo exibido na ONU.

O vídeo foi exibido durante reunião do Fórum Permanente de Afrodescendentes, na sede da ONU, em Nova York (EUA). Nesta quarta, Lula se reuniu em Brasília com presidentes de países da América do Sul; a delegação brasileira foi representada pela ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS