REDES SOCIAIS

25°C

Em voto, Moraes fala em reabertura de investigação contra Valdemar Costa Neto

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF) votou nesta terça-feira (21) pela condenação de sete réus do núcleo 4, responsável por ações de desinformação vinculadas à chamada trama golpista.

Ao concluir a análise, durante a retomada do julgamento na Primeira Turma do STF, o ministro defendeu a possibilidade de reabertura da investigação envolvendo o presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto.

A Polícia Federal (PF) indiciou Valdemar na trama golpista, mas ele não chegou a ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

A PF apontou que Valdemar tinha apoiado e financiado questionamentos à integridade das urnas eletrônicas e teve um papel central na propagação de dúvidas sobre o sistema eleitoral.

Moraes mencionava seu entendimento sobre os crimes cometidos pelo presidente do Instituto Voto Legal (IVL), Carlos Cesar Moretzsohn Rocha, réu do núcleo 4, quando citou o presidente do PL.

Ao longo do voto, Moraes explicou como o presidente do IVL acabou atuando para fornecer ao PL dados sabidamente falsos sobre as urnas. E esse material foi usado pelo PL para poder fazer os questionamentos no TSE.

Moraes entendeu que a denúncia da PGR contra Rocha ? no julgamento do núcleo 4 ? é parcialmente procedente e o condenou por apenas dois dos cinco crimes imputados os réus: organização criminosa e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.

Nesse sentido, o ministro afirmou que caso Rocha seja condenado ? após o voto de todos os ministros ? por esses dois crimes, a investigação contra Valdemar pelos mesmos delitos terá de ser reaberta.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS