O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), sancionou nesta terça-feira (4) uma lei que aumenta a verba indenizatória (VI) aos vereadores da capital. Conforme publicação no Diário Oficial do Município, a partir de agora, cada parlamentar receberá, além do salário mensal, um valor “extra” de R$ 14,2 mil.
A soma, que equivale a 75% do salário de um vereador cuiabano, passou por aprovação na Casa Parlamentar, sob a justificativa de que a VI anteriormente paga não era suficiente para custear os trabalhos externos dos agentes públicos, a exemplo das visitas às comunidades rurais e deslocamento pelas secretarias e órgãos da administração da capital de MT para encaminhamento e averiguação de demandas.
Atualmente, não há necessidade de prestação de contas dos gastos feitos com a verba indenizatória, ou seja, o dinheiro pode ser gasto à gosto do vereador, sem seja preciso a apresentação de comprovantes ou notas fiscais para justificar despesas inclusas na VI.
O pagamento do novo valor direcionado aos vereadores de Cuiabá será mensal e a prestação dessa despesa deverá constar em relatório de atividades, que será analisado pela Secretaria de Orçamento e Finanças da Casa de Leis.
Fonte: Isso É Notícia