O embaixador do Irã no Brasil, Abdollah Nekounam, recebeu jornalistas na embaixada, em Brasília, nesta segunda-feira (2), para discutir o ataque dos Estados Unidos e de Israel contra o Irã.
.cxm-block-video__container–vertical #wp3-player-cm7ev .clappr-player .poster__play-wrapper > svg {
width: 50%;
height: 50%;
}
}
Começo do conflito
No último sábado (28), Estados Unidos e Israel iniciaram uma ofensiva de bombardeios aéreos no Irã, sob o pretexto de destruir o programa nuclear iraniano e dar uma resposta a ameaças do regime.
Os ataques atingiram o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, que teve a morte confirmada horas depois dos ataques pela TV estatal do país.
Além de Khameni, a ofensiva dos EUA e de Israel acarretou a morte do chefe do Estado?Maior do Irã, Abdolrahim Mousavi e do ministro da Defesa, Aziz Nasirzadeh.
Como retaliação a ofensiva, o Irã lançou ataques contra Israel e outros países do Oriente Médio utilizando mísseis e drones.
A escalada no Oriente Médio já fez centenas de mortos no Irã e resultou no fechamento do estreito de Ormuz.
Fonte G1 Brasília