window.PLAYER_AB_ENV = “prod”
A embaixadora do Brasil nos Estados Unidos, Maria Luiza Ribeiro Viotti, disse em entrevista ao GloboNews Mais nesta sexta-feira (19) que o momento atual é ?muito positivo? para relações entre os dois países e que ?se houve algum ruído na comunicação em relação ao conflito na Ucrânia, isso já se dissipou?.
Em abril, durante viagem aos Emirados Árabes, Lula afirmou que os Estados Unidos e países da Europa estavam contribuindo para prolongar a guerra na Ucrânia, que foi atacada e invadida pela Rússia. Representantes da Casa Branca e da União Europeia repudiaram as declarações do presidente brasileiro.
Viotti disse que o Brasil condenou a invasão da Ucrânia ?como não poderia deixar de ser, porque se trata de uma violação do direito internacional?, mas que considera importante um esforço para garantir a paz.
?Nós temos posições que são muito próximas às dos Estados Unidos mas às vezes há nuances de posição, e isso é natural num relacionamento entre dois aliados?, afirmou. Segundo Viotti, há “uma coincidência muito grande entre os presidentes Biden e Lula sobre a importância de relançarmos um diálogo estreito, uma cooperação em áreas críticas”, como questões climáticas, trocas comerciais e o fortalecimento da democracia.
Na quarta-feira (17), o Senado aprovou a indicação de Maria Luiza Ribeiro Viotti para ocupar o cargo de embaixadora do Brasil nos Estados Unidos. O nome dela já havia sido aprovado pelo governo americano em janeiro. A diplomata será a primeira mulher a chefiar a embaixada brasileira em Washington.
Fonte G1 Brasília