REDES SOCIAIS

22°C

Embaixadora do Brasil nos EUA diz que ruído entre países por causa de conflito na Ucrânia ?já se dissipou?

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

A embaixadora do Brasil nos Estados Unidos, Maria Luiza Ribeiro Viotti, disse em entrevista ao GloboNews Mais nesta sexta-feira (19) que o momento atual é ?muito positivo? para relações entre os dois países e que ?se houve algum ruído na comunicação em relação ao conflito na Ucrânia, isso já se dissipou?.

Em abril, durante viagem aos Emirados Árabes, Lula afirmou que os Estados Unidos e países da Europa estavam contribuindo para prolongar a guerra na Ucrânia, que foi atacada e invadida pela Rússia. Representantes da Casa Branca e da União Europeia repudiaram as declarações do presidente brasileiro.

Viotti disse que o Brasil condenou a invasão da Ucrânia ?como não poderia deixar de ser, porque se trata de uma violação do direito internacional?, mas que considera importante um esforço para garantir a paz.

?Nós temos posições que são muito próximas às dos Estados Unidos mas às vezes há nuances de posição, e isso é natural num relacionamento entre dois aliados?, afirmou. Segundo Viotti, há “uma coincidência muito grande entre os presidentes Biden e Lula sobre a importância de relançarmos um diálogo estreito, uma cooperação em áreas críticas”, como questões climáticas, trocas comerciais e o fortalecimento da democracia.

Na quarta-feira (17), o Senado aprovou a indicação de Maria Luiza Ribeiro Viotti para ocupar o cargo de embaixadora do Brasil nos Estados Unidos. O nome dela já havia sido aprovado pelo governo americano em janeiro. A diplomata será a primeira mulher a chefiar a embaixada brasileira em Washington.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS