A pesquisa Quaest divulgada na quarta-feira (25) aponta que a esperança, o desânimo e a vergonha são os principais sentimentos dos eleitores em relação à eleição de 2024 na cidade de Fortaleza.
A pesquisa também perguntou aos eleitores qual a qualidade mais importante que um candidato deve ter. O resultado aponta que a honestidade é considerada a característica mais importante, na avaliação do eleitorado.
Confira os resultados da pesquisa:
Qual seu sentimento em relação à eleição?
- Esperança: 35%
- Desânimo: 15%
- Vergonha: 14%
- Medo: 9%
- Otimismo: 8%
- Ansiedade: 5%
- Entusiasmo: 4%
- Orgulho: 3%
- Nenhum: 3%
- Não sabe/Não respondeu: 4%
Qual é a característica mais importante para ser prefeito?
- Honesto: 23%
- Competente: 15%
- Preocupado com os mais pobres: 13%
- Justo: 11%
- Trabalhador: 7%
- Sincero: 7%
- Humilde: 7%
- Corajoso: 5%
- Cristão: 4%
- De origem humilde: 2%
- Falar bem: 1%
- Calmo: 1%
- Não sabe/Não respondeu: 4%
Para esta pesquisa, a Quaest ouviu 900 eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 22 e 24 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Conforme exigência da lei eleitoral, a pesquisa contratada pela TV Verdes Mares é registrada no Tribunal Superior Eleitoral e tem o número de identificação CE-08490/2024.
O nível de confiança é de 95%, o que significa que se forem realizadas 100 pesquisas nas mesmas condições, 95 delas trarão o mesmo resultado considerando a margem de erro.
Intenções de voto para o 1° turno e cenários do 2º turno
A terceira pesquisa Quaest para a Prefeitura de Fortaleza, divulgada na quarta-feira (25), mostra que o candidato André Fernandes (PL) tem 25% das intenções de voto e Evandro Leitão (PT) tem 23%. Os dois estão tecnicamente empatados na liderança da corrida eleitoral.
O levantamento mostra que Capitão Wagner (União Brasil) e José Sarto (PDT) têm 18% das intenções de voto cada um.
A pesquisa também questionou aos eleitores em quem eles votariam em um eventual segundo turno. Confira os resultados completos da pesquisa:
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará
Fonte G1 Brasília