REDES SOCIAIS

29°C

‘Estamos no caminho certo’, diz número dois do Ministério da Fazenda após Agência Moody manter nota de crédito do Brasil

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda e braço-direito de Fernando Haddad, Dario Durigan, disse nesta quarta-feira (1°) que o país está no caminho certo, após a agência de classificação de riscos Moody’s manter a nota de crédito do Brasil no nível Ba2 e mudar a perspectiva da avaliação de “estável” para “positiva”.

“Estamos no caminho certo. Economia crescendo, desemprego caindo, renda das familias aumentando, contas externas fortes, inflação baixa e fiscal recuperando. [Há também] reformas importantes para produtividade da economia a médio e longo prazo”, afirmou o secretário.

A nota do Brasil na classificação da Moody’s é Ba2 ? o que coloca o país no chamado “grau especulativo”, indicando um risco maior para investimentos estrangeiros.

Ao indicar um viés positivo na análise, a Moody’s sinaliza que pode elevar a nota de crédito no futuro. O comunicado diz que um “crescimento mais forte” e uma “consolidação fiscal” podem estabilizar o peso da dívida nas constas públicas, mas aponta que “há riscos” para a continuidade dessa melhora.

“A afirmação do rating Ba2 está baseada na força fiscal ainda relativamente fraca do Brasil, dado o nível elevado de endividamento do país e sua fraca capacidade de pagamento da dívida, que permanece sensível a choques econômicos ou financeiros”, afirma a agência.

window.PLAYER_AB_ENV = “prod”

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS