Os Estados Unidos estão intensificando a pressão sobre o México para permitir que as forças militares americanas realizem operações conjuntas para desmantelar laboratórios de fentanil dentro do país, informou o New York Times na quinta-feira (15), citando autoridades americanas.
Autoridades americanas querem que as forças americanas, sejam tropas de operações especiais ou agentes da CIA, acompanhem soldados mexicanos em batidas a laboratórios suspeitos de produzirem fentanil, disse a reportagem, citando várias autoridades não identificadas.
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse à Fox News na semana passada que os cartéis estavam controlando o México e sugeriu que os EUA poderiam atacar alvos terrestres para combatê-los, em uma série de ameaças de enviar forças militares americanas contra os cartéis de drogas.
.cxm-block-video__container–vertical #wp3-player-8ajbn .clappr-player .poster__play-wrapper > svg {
width: 50%;
height: 50%;
}
}
A presidente mexicana Claudia Sheinbaum disse esta semana que descartou uma intervenção militar dos EUA para combater os cartéis de drogas após uma ?boa conversa? com Trump sobre segurança e tráfico de drogas.
O pedido dos EUA ao México para usar as forças americanas foi renovado depois que as forças de Washington capturaram o presidente venezuelano Nicolas Maduro em uma operação em 3 de janeiro, segundo reportagem do New York Times.
Sheinbaum já havia recusado ofertas de ação militar de Trump anteriormente.
A Reuters não conseguiu verificar imediatamente a reportagem do New York Times. A Casa Branca e o Ministério das Relações Exteriores do México não responderam imediatamente a um pedido de comentário da Reuters fora do horário comercial.
Fonte G1 Brasília