REDES SOCIAIS

21°C

Ex-evangélica Elaine Souza denuncia os três grandes danos da religião: “Bloqueio mental, violência e moralidade pelo medo”

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

A influenciadora Elaine Souza, que se define como ex-evangélica em suas redes sociais, publicou um contundente vídeo abordando o que chama de “três grandes danos causados pela religião que poucos querem admitir”. Segundo ela, o primeiro é o bloqueio do pensamento crítico: “A religião não ensina você a pensar, ela te diz o que pensar. Questionar é desencorajado e a fé cega é exaltada como virtude”, afirma. Ela aponta ainda que isso atrasa avanços científicos e sociais. O segundo ponto, segundo Elaine, é o uso da religião como justificativa para violência e opressão — um fenômeno presente na história e ainda vivo hoje em legislações que restringem direitos em nome de dogmas.

O terceiro e mais insidioso dano, segundo Elaine, é uma moralidade baseada no medo: “Se não existisse a ameaça do inferno, você ainda faria o bem?” — provoca. Para ela, ensinar valores éticos a partir do medo de punição gera culpa, ansiedade e vergonha, em especial entre crianças. Elaine defende uma sociedade fundamentada em empatia, razão e liberdade, em vez de “dogmas”. Sua mensagem tem encontrado eco entre milhares de seguidores que questionam os impactos nocivos da religiosidade institucionalizada.

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS