REDES SOCIAIS

33°C

Faixa de Gaza tem 7 famílias brasileiras com 16 crianças, aponta governo

Share on facebook
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

Os 30 brasileiros que estão na Faixa de Gaza encontram-se em quatro pontos diferentes da região. A Representação do Brasil em Ramala, responsável por coordenar a missão de retirada do grupo, está em contato essas pessoas e já possui um mapeamento de como será feita a rota de saída a partir da confirmação de todos os lados necessários.

Desses 30 brasileiros, há um total 16 crianças que fazem parte de 7 famílias.

Para que eles deixem o local, é preciso que a movimentação seja liberada pelo lado Israelense, pelo lado Egípcio (por onde vão chegar) e pelo Hamas, grupo que tem o controle da região da Faixa de Gaza.

As autoridades israelenses e egípcias já foram comunicadas e receberam as informações dos brasileiros.

Assim que o Egito confirmar a autorização para que esse grupo cruze a fronteira, os representantes do Brasil deverão avisar as autoridades israelenses e as que estão em Gaza para iniciar a retirada.

Os dois ônibus que já estão separados para fazer o deslocamento das 27 pessoas assim que houver a possibilidade serão identificados com bandeiras do Brasil, por exemplo, para que não sejam alvo de possíveis ataques. As famílias serão levadas para a passagem de Rafah, na fronteira com o Egito.

Após cruzarem a fronteira, outros ônibus alugados pela Embaixada brasileira no Cairo levarão os brasileiros de Rafah até a capital egípcia. De lá, voltam para o Brasil de avião.

A passagem de brasileiros pelo Egito ainda não foi autorizada devido a falta de segurança na passagem de Rafah. Houve dois bombardeiros nos últimos dois dias pelas forças israelenses

O governo egípcio faz um controle rigoroso na fronteira por temer que haja um êxodo de palestinos de Gaza. Diariamente, algumas entradas são liberadas, mas o processo para que seja feita a passagem de pessoas é delicada.

O Itamaraty reforça que só com todo movimento coordenado e alinhado e com o sinal verde das partes responsáveis é que os brasileiros serão retirados da região e levados até o Egito.

Fonte G1 Brasília

VÍDEOS EM DESTAQUE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS