O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta sexta-feira (24) que fez uma frase mal colocada durante uma coletiva de imprensa na Indonésia onde comparou traficantes a vítimas de usuários de drogas.
“Fiz uma frase mal colocada nesta quinta e quero dizer que meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado”, escreveu em uma rede social.
Na ocasião, o petista falava sobre o enfrentamento às drogas e disse que seria “mais fácil”, para Brasil e Estados Unidos, “combater viciados”.
Para reforçar seu pensamento, na ocasião, Lula afirmou: “Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também”.
Ao se justificar nesta sexta, o presidente frisou que “mais do que palavras são as ações” que o governo dele vem realizando.
Nesse contexto citou iniciativas do governo no combate ao crime e a operação Carbono Oculto, que desarticular um esquema criminoso bilionário no setor de combustíveis comandado pelo Primeiro Comando da Capital (PCC).
“Mais importante do que as palavras são as ações que o meu governo vem realizando, como é o caso da maior operação da história contra o crime organizado, o encaminhamento ao Congresso da PEC da Segurança Pública e os recordes na apreensão de drogas no país. Continuaremos firmes no enfrentamento ao tráfico de drogas e ao crime organizado”, prosseguiu.
– Esta reportagem está em atualização
Fonte G1 Brasília