A Federação Matogrossense de Futebol (FMF) divulgou na tarde desta segunda-feira a tabela básica e o regulamento do Campeonato Mato-grossense de 2023. A abertura da competição está prevista para o dia 21 ou 22 de janeiro.
Dez equipes estão na disputa: Academia, Cacerense, Cuiabá, Dom Bosco, Luverdense, Mixto, Nova Mutum, Operário VG, Sport Sinop e União.
A rodada de abertura terá o confronto entre os campeões da primeira e segunda divisão estadual deste ano – Cuiabá e Mixto, respectivamente.
Confira os duelos da 1ª rodada:
- Cuiabá x Mixto
- União x Academia
- Luverdense x Nova Mutum
- Operário x Dom Bosco
- Sport Sinop x Cacerense
Fórmula de disputa
A fórmula de disputa será a mesma da temporada 2022. Na primeira fase, os times se enfrentam em turno único. Os seis primeiros colocados avançam para o mata-mata, enquanto o sétimo e oitavo ficam pelo caminho. Os dois últimos na tabela serão rebaixados.
O líder e vice-líder têm a vantagem de se classificar diretamente para a semifinal, e ficam esperando os classificados dos duelos entre o 3º x 6º e o 4º x 5º.
Os confrontos da fase eliminatória serão disputados no formato de ida e volta.
De acordo com o regulamento, os cinco primeiros na classificação final do Mato-grossense 2022 irão jogar cinco das nove partidas em casa. As equipes em questão são Cuiabá, Dom Bosco, Luverdense, Sport Sinop e União.
O campeão mato-grossense de 2023 garante vaga na Série D do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil de 2024. O vice fica com uma vaga na Copa do Brasil.
A Federação irá divulgar em breve os horários e locais dos confrontos.
Fonte GE Esportes